Conheça os tipos de peixe ciclídeo e como diferenciar cada espécie desta família de peixes de água doce da ordem Perciformes.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores alguns tipos de peixe ciclídeo.
Tipos de peixe Ciclídeo
Ciclídeo Chocolate
O Ciclídeo Chocolate (Hypselecara temporalis) é um peixe de água doce da família Cichlidae, endêmico da América do Sul.
Esta é uma espécie de peixe que pode chegar a medir até 30 cm de comprimento, com as fêmeas sendo pouco menores que os machos. Eles possuem uma aparência distinta, com um corpo oval e comprimido lateralmente.
Além disso, quando chegam na fase adulta sua coloração pode apresentar as cores marrom ou chocolate, que variam em tonalidade e intensidade. Suas nadadeiras podem ter tons em laranja ou vermelho.
O Ciclídeo Chocolate pode ser encontrado habitando em rios e afluentes da bacia amazônica, onde áreas com vegetação densas, raízes submersas e troncos.
Ciclídeo abelha
Ciclídeo abelha (Pseudotropheus crabro) é um peixe de água doce que pertence a familia Cichlidae, conhecida como Crabro.
O ciclídeo abelha atinge cerca de 9,4 cm de comprimento e costumam ser ideais para aquaristas que já possuem uma certa experiência e, principalmente, para os mais avançados no hobby.
Além disso, o ciclídeo Abelha possui um comportamento agressivo, portanto, não é considerado um bom espécime para aquários comunitários.
No entanto, você consegue mantê-los com outros ciclídeos de comportamento semelhante, embora o ideal seja que convivam apenas com outros de sua própria espécie.
Ciclídeo cabeça vermelha
Ciclídeo cabeça vermelha (Vieja melanurus) é um peixe de água doce da familia Cichlidae, e da ordem Perciformes.
O peixe ciclídeo cabeça vermelha macho cresce mais do que a fêmea e também desenvolvem uma saliência nucal proeminente na testa, os adultos são ciclídeos bastante coloridos com uma cabeça laranja a vermelho-rosada, um corpo geralmente exibindo esverdeado, azulado, rosa e laranja-dourado e uma barra preta horizontal (geralmente irregular ou manchada) na base da cauda; a barriga e manchas em outras partes do corpo também podem ser pretas.
Esta espécie habita em partes baixas e planas dos rios e em numerosos lagos, ás vezes é encontrado em água levemente salobra, embora não se saiba se pode sobreviver neste ambiente a longo prazo.
Ciclídeo cinco barras
Ciclídeo cinco barras (Neolamprologus tretocephalus) é um peixe pertencente a família Cichlidae é um peixe bastante comum no aquarismo e que possui uma beleza única.
O ciclídeo cinco barras é um peixe de cor azul com cinco barras pretas, largas no dorso e que estreitam gradualmente até desaparecerem na região da barriga.
Na natureza, esses peixes habitam áreas rochosas com substratos arenosos em profundidades que variam de 4,5 – 15 metros.
Ciclídeo jaguar
Ciclídeo jaguar (Parachromis managuensis) é um peixe de água doce da família Cichlidae e da ordem Perciformes.
O ciclídeo jaguar é uma espécie é conhecida por ter pequenas manchas pretas espalhadas pelo corpo, dando-lhe a aparência de um lindo jaguar.
Curiosamente, esses peixes não têm essas cores quando jovens, pois geralmente são apenas prateados com detalhes em ouro. À medida que envelhecem, adquirem suas cores características.
Esta espécie é considerada um predador voraz. Eles são projetados para nadar muito rápido e têm mandíbulas que se estendem
Combine essa característica com barbatanas de espiga também, e você terá um peixe que está mais do que disposto a se abaixar para se proteger e atacar.
Como inúmeras outras espécies de ciclídeos, esses animais não são para aquaristas iniciantes, pois exigem grandes aquários devido ao seu tamanho potencial e comportamento muito agressivo.
Ciclídeo borboleta africano
Ciclídeo borboleta africano (Anomalochromis thomasi) é um peixe de água doce da família Cichlidae é um peixe originário da Guiné, Libéria e Serra Leoa, na costa oeste da África.
O peixe ciclídeo borboleta africano não costuma passar dos 5 cm de comprimento e, na maioria das vezes, a fêmea será mais colorida e menor do que os machos.
Além disso, para aqueles que gostam de aquários plantados, por exemplo, essa espécie não possui o hábito de arrancar as plantas do lugar, fora que eles se sentirão muito mais confortáveis nesses ambientes, então são perfeitos para eles.
O peixe ciclídeo borboleta africano habita em águas com correntes moderadas a fortes, em riachos com muita vegetação e em pântanos com fundo lamacento.
Ciclídeo dourado
Ciclídeo dourado (Neolamprologus longior) é uma espécie de peixe de água doce da família Cichlidae, conhecido como ciclídeo Limão, Dourado e Gold Cichlid.
Além disso, este peixe habitat no Lago Tanganica é endémica de República Democrática do Congo.
Ciclídeo dourado pode conviver em aquários comunitários com muitos outros peixes do Lago Tanganica, no entanto, fique ciente apenas de que os machos podem brigar uns com os outros.
O peixe ciclídeo dourado pode ser encontrado na África, endêmico do lago Tanganyika.
Ciclídeo duas bandas
Ciclídeo duas bandas (Vieja bifasciata) é um peixe de água doce que pertence a familia Cichlidae e a ordem Perciformes.
O peixe ciclídeo duas bandas macho é maior e mais colorido, apresentando coloração vermelha ao redor do rosto e cabeça, além de cor ouro, amarelo e azul em seus flancos flancos.
Com relação a fêmea apresenta coloração monótona, e frequentemente confundido com Vieja melanura, mas pode ser distinguido por apresentar duas linhas horizontais proeminentes correndo entre seus olhos.
O habitat desta espécie ocorre em ambiente lêntico que favorece o crescimento de densa vegetação aquática e algas em lagos, lagoas costeiras e riachos.
Ciclídeo midas
O ciclídeo midas (Amphilophus citrinellus) é uma espécie de peixe de água doce da família Cichlidae e da ordem Perciformes.
Os machos da espécie são maiores e desenvolvem nadadeira dorsal e anal mais longa, além de uma corcova nucal.
Além disso, quando em seu ambiente natural a corcova se desenvolve principalmente em época de reprodução e em aquário, muitos espécimes as possuem de forma permanente.
O peixe ciclídeo mida habita em lagos, sendo bastante incomum em rios, embora ocasionalmente possa ser encontrado em vales mais baixos onde o fluxo da água é lento.