O pirapitinga do sul (Brycon opalinus) é uma espécie de peixe de água doce da família Bryconidae, conhecido também como Pirapitinga.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o pirapitinga do sul geralmente, são agrupadas em pequenos cardumes e são mais ativas durante o dia e ao entardecer, quando a luminosidade está mais fraca.
A espécie é encontrada durante o ano todo, principalmente quando a água está mais clara e limpa.
Origem
O pirapitinga do sul é um peixe nativo da América do Sul, na Bacia do rio Paraíba do Sul, entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro.
Características do pirapitinga do sul
O pirapitinga do sul é um peixe de porte médio, muito apreciado pelos moradores das regiões próximas à sua ocorrência.
A população dessa espécie tem diminuído, principalmente nos rios do Vale do Paraíba, um de seus habitats naturais, devido a fatores que afetam o comportamento migratório de espécies de ictios, incluindo desmatamento de rios marginais, poluição e construção de barragens.
Possui pintura chumbo no verso e prata nas laterais, são valorizados na pesca esportiva com linha e iscas para peixes e pererecas.
Reprodução do pirapitinga do sul
O pirapitinga do sul faz grandes migrações reprodutivas, mas apenas durante os períodos de cheia. Além disso, costuma depositar seus ovos em lagos e áreas alagadas. A desova está completa, mas os pais não cuidam dos filhotes após o nascimento.
Habitat
Esta espécie de peixe costuma usar as fortes correntes das águas dos rios a seu favor para realizar saltos espetaculares.
Alimentação
O peixe pirapitinga do sul se alimenta basicamente de insetos, flores, folhas, frutos, sementes, assim como também de peixes pequenos.
Onde encontrar o peixe pirapitinga do sul
O peixe pirapitinga do sul é encontrado na América do Sul, bacia do rio Paraíba do Sul.
Fotos do pirapitinga do sul