A criação de pacu em tanque é um avanço crescente da piscicultura, o pacu é um dos peixes mais cultivados na piscicultura brasileira, assim também como a tilápia e o tambaqui.
Além disso, o pacu é um peixe que aceita muito bem a criação em cativeiro, pois se adapta facilmente aos tanques, como é onívoro, consome todo tipo de alimento, desde matéria vegetal até ração industrial, o que facilita o manejo alimentar.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas dicas sobre a criação de pacu em tanque.
Regularização ambiental na piscicultura
Praticar a produção de peixes é uma atividade rentável, porém possui regras ambientais rigorosas.
Por esta razão, antes de criar qualquer peixe é preciso licença ambiental, registro no Ibama e no Ministério da Pesa, além de autorização para o uso da água, essas regras são de suma importância pois a falta destes documentos pode implicar em multas de até R$ 1 milhão.
Criação de pacu em tanque
Compra dos alevinos
O primeiro passo para criação de pacu em tanque é a compra dos alevinos que deve ser feita diretamente de larvicultores, que apresentam controle de qualidade quanto à genética dos peixes.
Além disso, para a aquisição de espécimes o ideal é alevinos com até sete cm de comprimento, pois são mais fortes e vigorosos, assim, o piscicultor não precisará se preocupar com possíveis doenças e os alevinos alcançarão peso de abate em menor tempo.
Ambiente para criação de pacu em tanque
O pacu é um peixe que pode suportar temperatura de até 16 graus, porém ele tem preferência por locais com temperatura da água a 28 graus para estimular o crescimento.
Além do clima, é importante também um ambiente limpo, por isso existência de gramado em volta dos tanques pode proteger o terreno contra erosão.
Cuidados adequados
Por ser um peixe muito sensível, o pacu se estressa com facilidade, condição que pode levá-lo a contrair doenças e, eventualmente, até morrer.
Portanto, é importante ter cuidado no manejo da espécie, em especial no transporte para o local de venda, um dos momentos mais críticos, é importante também evitar exceder na densidade da estocagem para assegurar o bom desenvolvimento da criação de pacu em tanques.