
Conheça os principais peixes ameaçados de extinção no Brasil essas espécies estão na lista vermelha em perigo, os principais fatores de ameaças são a perda/alteração do habitat, introdução de espécies exóticas e poluição.
A quantidade de animais aquáticos ameaçados em extinção vem crescendo consideravelmente nos últimos anos em todo o mundo, no Brasil, onde se encontra a maior biodiversade do planeta, não é diferente. As populações diminuem ano após ano e a lista vermelha aumenta.

Além disso é parte fundamental no ecossistema, os peixes correm sérios riscos, estima-se que, atualmente, mais de 240 espécies e subespécies de peixes e invertebrados estejam ameaçadas de extinção, dessas, 41 espécies estão em estado crítico.
peixes ameaçados de extinção no Brasil
Tubarão azeiteiro

O Tubarão azeiteiro (Carcharhinus porosus)é uma das espécie de peixes ameaçados de extinção no brasil de corpo esbelto com um focinho bastante longo e pontiagudo. A margem principal de cada narina é alargada em um lobo estreito e pontiagudo.
Os olhos grandes e circulares são equipados com membranas nictitantes e atrás deles há uma série de poros proeminentes. A boca tem sulcos curtos nos cantos e contém 13-15 fileiras de dentes em ambos os lados de ambas as mandíbulas.
- Superdomínio: Biota
- Reino: Animalia
- Sub-reino: Bilateria
- Infrarreino: Deuterostomia
- Filo: Chordata
- Família: Carcharhinidae
cação-noturno

Cação-noturno (Carcharhinus signatus) tem um feitio esguio, com um focinho alongado e pontiagudo. As narinas são ladeadas por retalhos de pele moderadamente desenvolvidos. Os olhos são grandes, circulares e verdes, com pupilas de formato irregular e uma membrana nictitante (terceira pálpebra protetora).
- Superdomínio: Biota
- Reino: Animalia
- Sub-reino: Bilateria
- Infrarreino: Deuterostomia
- Filo: Chordata
- Família: Carcharhinidae
Tubarão-branco

O tubarão-branco, (Carcharodon carcharias) é um dos peixes ameaçados de extinção no brasil de grande porte lamniforme que pode ser encontrada nas águas superficiais costeiras de todos os principais oceanos.
É notável por seu tamanho, com indivíduos do sexo feminino maiores crescendo até 6,1 metros (20 pés) de comprimento e 1 905–2 268 quilos (4 200–5 000 libras) de peso na maturidade.
- Domínio: Eukariota
- Reino: Animalia
- Sub-reino: Metazoa
- Filo: Chordata
- Família: Lamnidae
Tubarão-elefante

Tubarão-elefante (Cetorhinus maximus) é uma espécie de tubarões lamniformes, única representante do género Cetorhinus e da família monotípica dos cetorrinídeos (Cetorhinidae).
Com até 12 metros de comprimento, este tubarão planctívoro é o segundo maior peixe conhecido, apenas menor que o tubarão-baleia.
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Chondrichthyes
- Subclasse: Elasmobranchii
- Ordem: Lamniformes
- Família: Cetorhinidae
Cação bico de cristal

O Cação bico de cristal (Galeorhinus galeus) é um dos peixes ameaçados de extinção no brasil é tubarão da família Triakidae, encontrado em águas temperadas, na Argentina e no Rio Grande do Sul.
O animal pode atingir dois metros de comprimento, possuindo corpo alongado, cinza-azulado, focinho pontudo com dentes grosseiramente serrilhados e nadadeiras dorsais e caudal com pontas negras.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Ordem: Carcharhiniformes
Família: Triakidae
Género: Galeorhinus
Cação bico doce

Cação bico doce (Mustelus schimitti) é um tubarão de pequeno porte, pode chegar a até 108 centímetros de comprimento e se tem registros de machos de até nove anos de idade e fêmeas de 16 anos de idade. Possui o corpo robusto com uma coloração cinzenta lisa. Tem a cabeça curta e o focinho estreito.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Superordem: Selachimorpha
Ordem: Carcharhiniformes
Família: Triakidae
Cação anjo

Cação anjo (Squantina guggenheim) são tubarões do gênero Squantina na família Squantinidae.
Eles são originários do Brasil e da Argentina, vivendo em ambientes marinhos, salobras e dérmicos em profundidades de aproximadamente 4-360m, Suas fontes alimentares típicas consistem em peixes ósseos, crustáceos e moluscos.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Superordem: Selachimorpha
Ordem: Squatiniformes
Família: Squatinidae
Sardinha

Sardinha (Sardinella brasiliensis) é uma espécie de peixes ameaçados de extinção no brasil é um peixe com raios nas barbatanas do gênero Sardinella . S. brasilensis são extremamente difíceis de distinguir de Sardinella aurita e são combinados na maioria dos estudos e estimativas de captura. Eles desovam em áreas costeiras durante o final da primavera e verão.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Clupeiformes
Família: Clupeidae
Tubarão Baleia

Tubarão Baleia (Rhincodon typus) é uma espécie de tubarão filtrador da ordem dos orectolobiformes e a maior espécie de peixe existente conhecida.
O maior indivíduo confirmado tinha um comprimento de 18,8 metros. O tubarão-baleia detém muitos recordes de tamanho no reino animal, sendo de longe o maior vertebrado não mamífero vivo.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Classe: Chondrichthyes
Família: Rhincodontidae