6 Espécies de tubarão em riscos de extinção
Conheça as espécies de tubarão em riscos de extinção que estão ameaçados pela pesca, ainda que outros fatores como a destruição dos habitats para fins de desenvolvimento, poluição e aquecimento global.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre as espécies de tubarão em riscos de extinção.
Além disso, os tubarões são animais que, geralmente, apresentam grande porte e algumas espécies podem alcançar até 20 m de comprimento.
O corpo desses amimais são fusiformes, sua pele, áspera e resistente, é recoberta por escamas placoides, cujas formas e distribuição aumentam a eficiência da natação fato que os auxilia na busca por suas presas.
Espécies de tubarão em riscos de extinção
Tubarão branco
O tubarão branco (Carcharodon carcharias) é uma espécie de tubarão em risco de extinção pois eles são grandes alvos da pesca comercial e de pescadores informais a procura de sua mandíbula, nadadeiras e outras partes que podem ser comercializadas e colecionadas.
Com o objetivo de proteger uma espécie com mais de 60 milhões de anos e que está no topo da cadeia alimentar, alguns países como Estados Unidos e Austrália estão tentando regulamentar sua proteção.
Sua extinção desencadearia uma reação em cadeia com o aumento das populações de focas e leões-marinhos, suas presas favoritas, comendo mais peixes.
As consequências do desaparecimento do tubarão branco podem atingir até nós, humanos, afetando algas, plâncton e organismos que produzem grande parte do oxigênio da atmosfera.
Em 2015, a União Internacional para a Conservação da Natureza estabeleceu a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas do Grande tubarão branco.
Espécie rara, o grande tubarão branco cria apenas um ou dois filhotes por vez e é uma das criaturas marinhas mais procuradas pelos pescadores e por quem deseja enfrentá-lo.
Tubarão-raposa
O tubarão-raposa(Alopias pelagicus) é uma espécie de tubarão em risco de extinção Isso porque a sua carne é comercialmente valiosa, esta espécie é constantemente pega em redes de pesca e sua baixa reprodução, apenas 1 a 2 filhotes por ninhada, faz com que eles se reproduzam em uma velocidade inversa à que são pescados.
Amplamente distribuído nas águas tropicais da Ásia, América do Norte e costa brasileira, é facilmente identificado por sua longa cauda.
Em 2015, o tubarão-debulhador foi flagrado em um raro espetáculo nas águas do México, por ser uma espécie ameaçada de extinção e normalmente não ser visto em mar aberto.
Tubarão martelo
O tubarão martelo ( Sphyrna) esta em risco de extinção devido a captura acidentalmente por redes de pesca, o tubarão martelo reduziu sua população em 80 nos últimos anos, também devido à sua baixa reprodução.
Além disso, ele é encontrado na costa brasileira, é considerada a espécie mais pescada no Brasil, principalmente no sul e sudeste do país.
As fêmeas grávidas são fáceis de capturar, reduzindo a taxa reprodutiva da espécie.
Tubarão mangona
O Tubarão mangona (Carcharias taurus ) é uma espécie de tubarão em risco de extinção, novamente ameaçados pela pesca comercial e a baixa taxa de reprodução, um a dois filhotes a cada 2 anos.
O tubarão mangona vive em diversas regiões como baías rasas, corais, recifes rochosos e áreas mais profundas em torno da margem externa de plataformas continentais.
Esta é uma espécie encontrada em zonas costeiras bastante afetadas pela pesca, facilitando sua captura.
Tubarão galha branca
O tubarão galha branca (Carcharhinus longimanus) entrou na lista de espécies ameaçadas de extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Por ser uma espécie de tubarão em risco de extinção a sua pesca está proibida no país desde 2013, no entanto a fiscalização ainda não consegue dar conta da pesca comercial do tubarão galha branca que possui uma das barbatanas mais valiosas no mercado internacional.
Além disso, a sua pesca é somente autorizada para fins científicos com a devida autorização do órgão ambiental responsável.
Canção
O Canção ( Carcharhinus plumbeus) também é uma espécie de tubarão em risco de extinção muitos consideram esta espécie um peixe, e ele é o mais consumidos no Brasil.