Tubarão

Tubarão-galha-branca: características, reprodução, alimentação, habitat e comportamento

Por Alan Costa, em 05/10/2022
reproducao do tubarao-galha-branca

Tubarão-galha-branca (Carcharhinus longimanus) é um grande tubarão pelágico da família dos carcarinídeos conhecido como  tubarão-galha-branca-oceânico.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

tubarao-galha-branca

Além disso, o tubarão-galha-branca habita mares tropicais e temperados quentes, seu corpo atarracado é mais notável por suas barbatanas longas, de ponta branca e arredondadas.

Embora lento, é oportunista e agressivo, e tem fama de ser perigoso para os sobreviventes de naufrágios.

Estudos recentes mostram que as populações estão diminuindo acentuadamente, pois suas grandes barbatanas são valorizadas como um ingrediente-chave na sopa de barbatana de tubarão e, como outras espécies de tubarões, enfrentam crescente pressão de pesca em seu alcance.

Características do tubarão-galha-branca 

características do tubarao-galha-branca

As características mais distintivas do tubarão-galha-branca são suas longas barbatanas peitorais e dorsais em forma de asa.

As barbatanas são significativamente maiores do que a maioria das outras espécies de tubarões e são visivelmente arredondadas.

O nariz é arredondado e os olhos são redondos, com membranas nictitantes, tem um corpo típico de tubarão, embora um pouco achatado, muitas vezes com uma aparência ligeiramente corcunda.

É cinza-bronze dorsalmente e branco ventralmente, com algumas manchas nas barbatanas.

O tubarão-galha-branca é um carcarinídeo de tamanho médio, o maior espécime já capturado mediu 4 metros, um tamanho excepcionalmente grande, considerando que poucos espécimes são conhecidos por exceder 3 metros de comprimento.

Reprodução do tubarão-galha-branca

reproducao do tubarao-galha-branca

No Atlântico noroeste e no sudoeste do Oceano Índico, a estação de acasalamento ocorre no início do verão.

Embora fêmeas em cativeiro no Pacífico tenham sido encontradas com embriões durante todo o ano, sugerindo uma estação de acasalamento mais longa.

O tubarão é vivíparo – os embriões se desenvolvem no útero e são nutridos por um saco placentário, seu período de gestação é de um ano.

Os tamanhos das ninhadas variam de 1 a 15, com filhotes nascendo com cerca de 0,6 metros de comprimento.

A maturidade sexual é alcançada em cerca de 1,75 metros nos machos e 2 metros nas fêmeas.

Alimentação

O tubarão-galha-branca se alimenta principalmente de cefalópodes pelágicos e peixes ósseos.

Além disso, a sua dieta pode ser muito mais variada e menos seletiva – sabe-se que come polinemídeos, arraias, tartarugas-marinhas, pássaros, gastrópodes, crustáceos e carniça de mamíferos.

Habitat

tubarao-galha-branca habitat

O tubarão-galha-branca habita em oceanos de águas tropicais e subtropicais.

Além disso, como o nome comum sugere, esta espécie é oceânica e raramente entra em águas mais costeiras.

Esta espécie tende a estar mais próximos da superfície, mas foram encontrados em grandes profundidades, eles tendem a preferir águas mais quentes.

Comportamento

Geralmente solitário e de movimento lento, o tubarão-galha-branca oceânico tende a cruzar perto do topo da coluna de água, cobrindo vastas áreas de água vazia em busca de possíveis fontes de alimento.

Evidências na forma de cicatrizes de ventosas na pele de um indivíduo filmado no Havaí sugerem que a espécie também pode mergulhar fundo o suficiente para lutar contra lulas gigantes.

Onde encontrar o tubarão-galha-branca

onde encontrar o tubarao-galha-branca

O tubarão-galha-branca é encontrada globalmente em oceanos profundos e abertos, com uma temperatura superior a 18 °C (64 °F), embora excepcionalmente ocorra em águas tão frias quanto 15 °C.

Esta espécie prefere águas entre 20 e 28 °C (68-82 °F) e tende a se retirar das áreas quando as temperaturas caem fora desses limites

Relações do tubarão-galha-branca com seres humanos

O tubarão-galha-branca é uma espécie comercialmente importante por suas barbatanas, carne e óleo.

É comido fresco, defumado, seco e salgado, e sua pele é usada para couro, está sujeito a pressões de pesca em praticamente toda a sua extensão, embora na maioria das vezes seja capturado incidentalmente, sendo atraído por iscas de espinhel destinadas a outras espécies.

O oceanógrafo Jacques Cousteau o descreveu como o mais perigoso de todos os tubarões.

Apesar da maior proeminência do grande tubarão branco e outros tubarões comumente encontrados mais perto da costa.

Acredita-se que o tubarão-galha-branca seja responsável por muitas mordidas fatais de tubarão em humanos como resultado da predação por sobreviventes de naufrágios ou aviões caídos.

Sair da versão mobile