5 Espécies de golfinhos que estão ameaçadas de extinção
Conheça as espécies de golfinhos ameaçadas de extinção de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, das 41 espécies de golfinhos, cinco espécies e seis subespécies estão ameaçadas de extinção.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas espécies de golfinhos ameaçadas de extinção.
Além disso, quando uma espécie é considerada ameaçada, ela pode se enquadrar em três categorias, Criticamente Ameaçada, Ameaçada ou Vulnerável.
Golfinhos ameaçadas de extinção
Golfinho-corcunda-do-Atlântico
O golfinho-corcunda-do-Atlântico (Sousa teuszii) é conhecido também como golfinho dos camarões ou golfinho bossa do Atlântico.
Além disso, ele é considerado um dos golfinhos ameaçadas de extinção criticamente, a sua maior ameaça é a captura acidental pela pesca.
O golfinho-corcunda-do-Atlântico é encontrada em águas rasas na costa da África Ocidental, elas são extremamente vulneráveis às redes de pescadores locais.
Além disso, eles também são ameaçados pelo comércio de carne marinha e à poluição dos mares hoje, estima-se que apenas 1.500 indivíduos vivam na natureza.
Boto-cor-de-rosa
O boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis) é um dos golfinhos ameaçadas de extinção e a sua principal ameaça é são as mortes deliberadas para isca de peixe ou controle de predadores.
Isso ocorre porque caçadores ilegais no Brasil caçam e matam botos para usar sua gordura como isca para pegar piracatinga. A espécie está atualmente listada como ameaçada de extinção.
Para coibir a caça furtiva e proteger os botos, o governo impôs uma moratória na pesca de Piracatinga.
Golfinho-lacustre-chinês
O golfinho-lacustre-chinês ( Lipotes vexillifer) também conhecido como golfinho-de-rio-chinês , golfinho-branco ou golfinho-do-yang-tsé e baiji.
O golfinho-lacustre-chinês é um dos golfinhos ameaçadas de extinção ele está atualmente listado como criticamente ameaçado, mas pode ser considerado extinto em breve, tornando a espécie o primeiro golfinho a ser extinto por seres humanos, a captura incidental da pesca.
Golfinho de maui
O golfinho de maui (Cephalorhynchus hectori maui) conhecido também como popoto é um espécie de golfinho ameaçadas de extinção.
Com apenas 55 golfinhos de maui na natureza, esta espécie de golfinho da Nova Zelândia é considerada criticamente ameaçada de extinção.
Conhecido como o menor golfinho do mundo, os golfinhos de maui também se reproduzem lentamente (uma fêmea só tem um filhote a cada dois ou três anos) e atingem a maturidade sexual aos 7-9 anos de idade.
Sua maior ameaça também é captura acidental pela pesca.
Golfinho-de-rio-do-sul-da-Ásia
O golfinho-de-rio-do-sul-da-Ásia (Platanista gangetica) esta dividido em duas subespécies (o golfinho do rio Ganges e o golfinho do rio Indo), a população total da espécie é estimada em menos de 5.000.
Em contraste com as práticas de pesca, que representam a principal ameaça para os golfinhos, o golfinho-de-rio-do-sul-da-Ásia é ameaçado por projetos de desenvolvimento de água, como barragens hidrelétricas.
Como resultado, as populações estão se tornando fragmentadas e seus habitats reduzidos, a IUCN classifica esta espécie como Vulnerável.