Golfinho

Golfinho-corcunda-do-atlântico: características, habitat, alimentação, comportamento e riscos de extinção

Por Alan Costa, em 06/12/2022
caracteristicas do golfinho-corcunda-do-atlantico

O golfinho-corcunda-do-atlântico (Sousa teuszii) é um cetáceo da família dos delfinídeos conhecido também como golfinho dos camarões ou  golfinho bossa do Atlântico.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso golfinho.

golfinho-corcunda-do-atlantico

Além disso, o golfinho-corcunda-do-atlântico é encontrado nas águas costeiras e estuários de grandes rios no oeste africano, do Saara Ocidental aos Camarões e talvez ao norte de Angola.

Esta espécie de golfinho de salta com frequência e dá saltos mortais completos de costas.

Características do golfinho-corcunda-do-atlântico

caracteristicas do golfinho-corcunda-do-atlantico

O golfinho-corcunda-do-atlântico tem um corpo robusto, caracterizado por uma protuberância de tecido conjuntivo bem visível no meio das costas.

Tem uma barbatana dorsal com uma extremidade arredondada no topo da corcunda, esta espécie possui bico bem definido, longo e fino; o maxilar inferior é cinza mais claro que o maxilar superior.

As barbatanas são largas, com uma borda de fuga reta e pontas arredondadas, a coloração geral é cinza (pode parecer cinza acastanhado ou preto, dependendo das condições de iluminação), com pigmentação variando de uma tampa traseira cinza escura a um abdômen e garganta cinza claro.

Alguns animais têm um pedúnculo caudal cinza-prateado coberto por manchas ovais escuras. Ao redor do olho há uma mancha de um cinza mais escuro.

Os juvenis têm uma cor cinza mais clara do que os adultos, o golfinho-corcunda-do-atlântico atinge um comprimento corporal máximo de cerca de 2,8 m.

Os machos adultos são maiores, mais robustos (com um pedúnculo mais profundo) e têm uma corcunda dorsal mais pronunciada do que as fêmeas. A corcova e a barbatana dorsal de alguns adultos maiores podem ser delimitadas por pigmentação branca.

Habitat do golfinho-corcunda-do-atlântico

habitat do golfinho-corcunda-do-atlantico

O golfinho-corcunda-do-atlântico habita uma variedade de habitats costeiros, as áreas costeiras no presente contexto são entendidas como áreas onde o fundo do mar é afetado pelo movimento das ondas, criando habitats dinâmicos influenciados pelas marés.

Portanto, existem habitats potencialmente adequados em áreas maiores mais afastadas da costa, em regiões geográficas com fundos marinhos planos e inclinados, como a área entre o Senegal e a Guiné.

Alimentação

Como um predador marinho, o golfinho-corcunda-do-atlântico  pode exercer impactos ecológicos significativos de cima para baixo nos ecossistemas costeiros em áreas onde suas populações são saudáveis. Não há estudos específicos sobre sua dieta ou suas interações com espécies de presas.

Tal como outras espécies de Sousa, é provável que o golfinho-corcunda-do-atlântico  se alimente de uma grande variedade de peixes bentónicos e pelágicos, cefalópodes e espécies de invertebrados, existindo variações nas principais espécies de presas de área geográfica para área geográfica. e de habitat para habitat.

Comportamento

Normalmente, o golfinho-corcunda-do-atlântico emerge em movimentos ondulantes calmos, muitas vezes levantando o bico completamente para fora da água e arqueando o corpo, enfatizando a corcunda.

Parece ser uma espécie naturalmente discreta que prefere manter uma certa distância dos motores dos barcos; Apesar disso, ele ocasionalmente pula, espreita e executa golpes caudais.

Onde encontrar o golfinho-corcunda-do-atlântico 

onde encontrar o golfinho-corcunda-do-atlantico

O golfinho-corcunda-do-atlântico é encontrado nas águas (sub)tropicais ao longo da costa atlântica de África.

Além disso, na maior parte dos países, a sua ocorrência só é conhecida de avistamento oportunistas, por darem à costa ou de registos de captura acessória.

Riscos de extinção 

A maior ameaça ao golfinho-corcunda-do-atlântico, é a captura acidental da pesca. Como a espécie ocorre em águas rasas na costa da África Ocidental, é extremamente vulnerável às redes dos pescadores locais.

Os golfinhos do Atlântico também estão ameaçados pelo comércio de carne marinha e pela poluição marinha. Hoje, estima-se que apenas 1.500 indivíduos permaneçam na natureza.

Sair da versão mobile