Equipamento

4 Tipos de boias para pesca: o que é, como funciona e como utilizar a boia corretamente?

Por Alan Costa, em 18/03/2022
como escolher uma boia de pesca ideal

Existem vários tipos de boias para pesca esportiva com varias cores como azul, preto, branco, rosa e amarelo.

Além disso, os modelos mais comuns, são boias escuras de cores azuis e pretas.

tipos de boias de pesca

No entanto, geralmente as boias são feitas de isopor, plástico ou cortiça, mas podem possuir inúmeros formatos desde as simples boias em formato de peão até as boias especificas para cada tipo de peixe e tipo de pescaria.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores alguns tipos de boias para pesca e como utilizar a boia corretamente.

O que são bois de pesca:

o que sao bois de pesca

Além disso, as boias de pesca são um equipamento cada vez mais requisitado pelos pescadores amadores, pois ajudam muito a fisgar mais peixes e rápido.

Já em pesqueiros do tipo pesque-e-pague, as boias são ótimas aliadas do pescador porque permitem fisgar peixes maiores e até mais profundos pelo simples fato de atraí-los com facilidade.

Vale ressaltar que as boias sempre foram muito importantes pois possibilitam que os pescadores saibam em que ponto do rio, lado ou mar a linha se encontra e se ela está sendo fisgada por algum peixe.

Como funciona a boia cevadeira:

como funciona a boia cevadeira

Além disso, a boia cevadeira é similar às boias torpedo ou foguetinho, visto que é ideal para fazer arremessos longos.

Isso porque este tipo de boia tem um peso  que proporciona lançamentos mais distantes.

No entanto, a boia cevadeira é composta pelo copo, chumbo e uma boia de isopor.

Desta forma, a boia conta com um copo com furos pequenos na parte inferior.

Tipos de boias para pesca:

Os modelos de boia JR pesca são as boias cevadeira Kuro, a Robusta e a Parruda esses são os modelos mais famosos e utilizados em pesqueiros nas pescarias de Tambas.

Porém cada uma dessas boias se diferenciam devido o tamanho.

Por esta razão, você deve definir o modelo de boia de acordo com a sua pescaria.

Com isso vamos conhecer cada modelo individualmente, a fim de que você defina o melhor para o seu tipo de pesca:

Boia kuro:

boia kuro

A boia kuro é um tipo de boia que menos possui capacidade para armazenar ração, em torno de 40 gramas.

Por esta razão, o kuro é o modelo ideal para a pesca esportiva, principalmente quando levamos em consideração a leveza e a precisão do arremesso.

Boia robusta:

boia robusta

A boia cevadeira robusta é um tipo de boia que tem uma capacidade aproximada de 52 gramas, por isso, é um modelo um pouco mais pesado que a Kuro.

Por outro lado, isto é vantajoso em dias vento, para que uma grande quantidade de ração não seja carregada para longe, logo que cair na água.

No entanto, este modelo é grandemente interessante para situações em que o peixe demora a vir para a superfície.

Por esta razão, indicamos que a vara utilizada seja mais longa e que tenha um casting acima de 100g.

Além disso, efetuando um bom equilíbrio do equipamento, o pescador efetuará ótimos arremessos com maior precisão.

Boia parruda:

boia parruda

A boia parruda é um dos tipos de boias que pode suportar até 60 gramas de ração.

Dessa forma, a utilidade muito interessante da boia cevadeira Parruda é a utilização no começo da pescaria, tendo em vista que é possível despejar uma quantidade maior de ração e analisar o comportamento dos peixes.

Boia de arremesso:

boia de arremesso

Ainda que, todas as boias sejam preparadas para seu lançamento, algumas são mais apropriadas para a necessidade de um arremesso a maior distância.

Além disso, as boias torpedão ou balão são classificadas como boias de arremesso, tem um chumbo que ajuda no equilíbrio do peso, permitindo assim tiros bem longos.

Como escolher uma boia de pesca ideal:

Facilidade em lagos e estuários:

Além disso, para pequenos cardumes e peixes médios é sempre bom ter uma boia cevadeira a mão.

A boia cevadeira é uma das mais populares boias nos pesqueiros pesque-e-pague e em lagos, estuários e represas onde a água é menos mexida.

como escolher uma boia de pesca ideal

Este tipo de boia serve para atrair os peixes logo que o anzol cai na água, pois tem um compartimento que guarda cevada, ração ou qualquer outro tipo de isca natural.

Além disso, as boias rolha que também são chamadas de boia de pesca torpedo, são bem apropriadas para a pesca de tilápia.

Esses tipos de boias são geralmente boias pequenas que carregam consigo uma peça de chumbo para ajudar no lançamento da mesma e no momento dela entrar na água.

Por outro lado, a boia de pesca de carpas e robalos são rechonchudas e mais alongadas para ajudar que o peixe as visualize.

Esses tipos de boias podem vir com ou sem chumbo, mas geralmente como já possuem um bom peso trabalham sem acessórios.

Já as boias para tainha são um tipo específico de boias cevadeiras, então as cevadeiras anteriormente citadas também podem ser usadas.

Além disso, a tainha é um peixe muito escorregadio pode ser fisgado também com boias para peixes mais espertos.

Portanto, quando você for pescar tainha pode utilizar boias caneta, tradicionais ou boias grandes para lambari, mas não esqueça de um chicote bem feito.

Além disso, as boias charuto, torpedo, caneta ou palito são especificas para lulas ou curimbatas.

No entanto, como são muito sensíveis geralmente são utilizadas sem chumbos para que toques sutis possam ser identificados com facilidade

Pescas noturnas:

boia noturna

O tipo de boia de pesca ideal para atividades noturnas é a boia luminosa, pois ela é apropriada para pescas noturnas de várias espécies diferentes, como peixe-espada e pintado.

Além disso, a boia é vazada na parte interna onde geralmente há uma pequena lâmpada a ser acesa pelo pescador antes do lançamento para que se saiba onde está isca e para atrair o peixe de um modo mais fácil.

Como utilizar a boia corretamente?

Para utilizar a boia corretamente deve seguir esses passos, a parte superior, acima da boia de isopor, tem um pequeno rabicho com um girador / destorcedor amarrado, que por sua vez, possui dois lados.

Portanto, para usar a boia, o pescador deve amarrar a linha da carretilha do mesmo lado do girador que vem o rabicho da boia e do outro, amarrar somente o chicote com o anzol.

Pois, caso contrário, a linha irá torcer, portanto, basta encher o copo da boia com ração e lançar no pesqueiro.

Entretanto, devemos evidenciar alguns pontos:

– Do mesmo lado onde você amarra a boia de cevada, você também deve amarrar o fio do carretel.
– O comprimento do chicote pode ser entre 2 e 5 metros, mas o tamanho varia de acordo com o local de pesca e a atividade ou comportamento do peixe;
– A alimentação deve ser flutuante.
– Pode prender um cinto de segurança com uma linha monofilamento com cerca de 2,5 metros de comprimento e cerca de 0,40 mm de comprimento à boia.

Sair da versão mobile