Vespa do mar (Chironex fleckeri) é uma especie de agua viva da família Chirodropidae que pertence ao gênero Chironex.
é uma espécie extremamente venenosaencontrada em águas costeiras do norte da Austrália e Nova Guiné à Malásia, Filipinas e Vietnã.
Ela foi descrita como a água-viva mais letal do mundo, com pelo menos 64 mortes conhecidas na Austrália de 1884 a 2021
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Notório por sua picada, C. fleckeri tem tentáculos de até 3 m de comprimento cobertos com milhões de cnidócitos que, em contato, liberam dardos microscópicos que liberam um veneno extremamente poderoso.
Além disso ser picado geralmente resulta em dor excruciante e, se a área da picada for significativa, uma vítima não tratada pode morrer em dois a cinco minutos.
Características da vespa do mar
A vespa do mar é o maior dos cubozoários (coletivamente chamados de caixa d’água), muitos dos quais podem carregar veneno tóxico semelhante. Seu sino geralmente atinge cerca de 16 cm de diâmetro, mas pode crescer até 35 cm.
De cada um dos quatro cantos do sino, há um grupo de 15 tentáculos . O sino azul claro tem marcações fracas; visto de certos ângulos, tem uma semelhança um tanto estranha com uma cabeça ou crânio humano .
Por ser praticamente transparente, é quase impossível ver a criatura em seu habitat, representando um perigo significativo para os nadadores.
Quando a água-viva está nadando, os tentáculos se contraem de modo que tenham cerca de 150 mm De comprimento e cerca de 5 mm De diâmetro; quando estão caçando, os tentáculos são mais finos e se estendem por cerca de 3 m de comprimento.
Os tentáculos são cobertos por uma alta concentração de células urticantes chamadas cnidócitos , que são ativadas por pressão e um gatilho químico; eles reagem a produtos químicos proteicos. As águas-vivas são caçadoras diurnas; à noite, eles são vistos descansando no fundo do oceano.
Habitat da vespa do mar
Os pólipos são geralmente encontrados nos estuários do norte da Austrália .A água- viva é pelágica e foi documentada desde a costa australiana até a Nova Guiné , e mais ao norte até as Filipinas e o Vietnã .
A faixa costeira australiana é alta nas águas entre Exmouth e Agnes Water , mas sua distribuição total fora da Austrália não foi devidamente definida.
Além disso, uma fonte de confusão tem sido a descoberta do semelhante e venenoso C. yamaguchii nas costas japonesas em 2009 e nas Filipinas , o que levará no futuro a uma redução da faixa atual definida para oC. fleckeri .
Reprodução da vespa do mar
Como é típico de todas as águas-vivas, a vespa-do-mar apresenta uma alternância regular de gerações ( metagênese ) entre dois estágios de vida, o pólipo e a medusa.
A espécie tem um ciclo de um ano, ou seja, uma geração por ano. As águas-vivas que nadam livremente, que representam uma ameaça para os nadadores.
São registradas na Austrália de novembro a maio, reproduzindo indivíduos com gônadas totalmente formadas no final do verão do sul até o início do outono.
Alimentação da vespa do mar
A água-viva vespa do mar como a maioria das espécies de água-viva, é um predador; caça e se alimenta de outros animais.
Comportamento
As vespas-do-mar vivem quase exclusivamente em águas rasas, quase costeiras, quase nunca com mais de 5 metros de profundidade. Muitas décadas de busca, por exemplo na Grande Barreira de Coral , renderam apenas evidências isoladas de águas offshore.
No entanto, um levantamento dos recifes de coral em Camden Sound, Kimberley , mostrou que eles podem viver, pelo menos ocasionalmente, em profundidades de até 40 metros.
A espécie é uma boa nadadora e uma das poucas espécies de águas-vivas capazes de manter sua direção de nado diante de uma corrente de água que é direcionada em outra direção.
Eles alcançam alta capacidade de manobra mesmo em espaços apertados e podem nadar em curvas fechadas. A orientação ao nadar é pelo menos parcialmente visual, os animais são capazes de evitar obstáculos, geralmente nadam ativamente para longe de silhuetas escuras.
Efeitos tóxicos
Acidentes de envenenamento por vespas do mar são uma ocorrência regular em águas australianas. Para os anos de 1884 a 1996, 63 mortes da espécie são documentadas.
As crianças são frequentemente afetadas. Acidentes ocorrem em águas rasas, em clima quente e sem vento, quando os nadadores nadam nos tentáculos, que são quase invisíveis na água.
Há uma reação de dor violenta imediata (“como com ferro em brasa”). Outras áreas da pele, como mãos e braços, costumam ficar irritadas, por exemplo, ao tentar remover os tentáculos que estão presos à pele.
Nas horas seguintes, primeiro aparecem eritema e edema , seguidos de necrose .a pele deixando cicatrizes permanentes. A morte pode ocorrer cerca de cinco a vinte minutos após a picada.