Verdemã peixe: características, reprodução, alimentação, ameaças e habitat
O Verdemã (Cobitis taenia) é um peixe de água doce que pertence a família Cobitidae, conhecido como Dojô pintado, mas não deve ser confundido com o dojô do gênero Misgurnus.
Além disso, esta espécie é comum na Europa e Ásia, o verdemã é a espécie tipo dos peixes do gênero (Cobitis) e das verdadeiras botias da família (Cobitidae).
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe verdemã
O verdemã macho tem um tamanho de 8-10 cm, e as fêmeas podem chegar a 12 cm, as costas são de um amarelo-amarronzado.
Além disso, a espécie possui 6 barbilhos em torno da boca, embaixo dos olhos existem espinhos retráteis, que agem como um doloroso ferrão.
Reprodução do peixe verdemã
A época de desova do verdemã é de abril a junho, a fêmea põe de 300 á 1500 ovos em várias porções próximas ao solo, em pedras, raízes ou plantas e depois inseminados pelos machos.
Além disso, as larvas eclodem após 4 a 6 dias, dentro do grupo de espécies, algumas botias fêmeas também podem se reproduzir assexuadamente por meio da ginogênese.
Alimentação
Esta espécie se alimenta basicamente nas zonas bênticas, com o seu focinho protuberante e achatado e em forma de cunha os esturjões vasculham os fundos macios, e usam os “bigodes” para detectar moluscos, crustáceos e peixes pequenos, dos quais se alimenta.
Habitat
Esta espécie habita em corpos d’água de fluxo lento e estagnados com água limpa e rica em oxigênio são os preferidos.
Ameaças do peixe verdemã
As maiores ameaças são a poluição, a destruição de habitats, a extração de inertes.