Água doce

Panga peixe: origem, tipos, características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas

Por Alan Costa, em 23/11/2021 (atualizado em 05/12/2023)
peixe panga

O peixe panga (Pangasius bocourti) pertence ao gênero Pangasius, ele representa uma espécie muito interessante para a venda, assim como habita um dos maiores e mais importantes rios do mundo, quando consideramos as melhores áreas de pesca.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

peixe panga

O Panga é um peixe conhecido também como “Tubarão de Água Doce”, é uma espécie de peixe que exige condições ambientais específicas para reproduzir naturalmente.

Espécies do peixe panga:

Embora existam várias espécies do peixe pango no gênero Pangasius, somente duas são produzidas no rio Mekong – Pangasius bocourti e Pangasius hypophthalmus, sendo a produção do segundo destinado para exportação.

Origem do peixe panga:

O Panga é uma espécie de peixe cultivado há mais de mil anos no Rio Mekong, no Vietnã. Além disso, há muitos anos, é exportado para diversas nações, entre elas os Estados Unidos, todos os países da Comunidade Europeia, Rússia, Japão, Austrália, entre outros.

Características do peixe panga:

peixe panga caracteristicas

Com relação às características corporais do peixe panga, saiba que esta espécie é de escamas, assim como tem um corpo longo e achatado. A sua cabeça é pequena, ele possui uma boca larga com dentes pequenos e afiados.

Os olhos desse peixe são grandes e ele apresenta dois pares de barbilhões, sendo que os inferiores são maiores que os superiores.

Reprodução do peixe panga:

O panga é uma espécie de peixe que exige condições ambientais específicas para reproduzir naturalmente, toda reprodução é feita por induções hormonais.

Os espermas e óvulos são retirados do peixe e induzidos artificialmente sob condições de incubação, a uma temperatura de 28 C. Além disso, este peixe tem o costume de fazer grandes migrações, algo que ocorre no final da primavera até o verão.

De outro modo, quando a criação é feita em cativeiro, o peixe é colocado em uma lagoa para desovar. Este tipo de criação é elaborada em criatórios de peixes no Extremo Oriente e também na América do Sul, com o objetivo comercial.

Além disso, as fêmeas têm um corpo mais robusto e o padrão de cores é mais claro, quando comparamos com os machos.

Alimentação:

panga peixe

O panga é um peixe onívoro e costuma se alimentar de crustáceos, peixes e restos vegetais. No entanto, quanto a criação em aquário, este peixe geralmente aceita qualquer tipo de comida, um ponto curioso dessa espécie e que possui hábitos noturnos, portanto, eles se alimentam quando as luzes estão apagadas.

Curiosidades:

A principal curiosidade do panga tem relação com a sua importância comercial.

Esta é uma espécie de peixe mais relevantes da aquicultura na Tailândia pois além do seu comportamento, o panga se parece com os tubarões.

Aliás, essa espécie de peixe foi introduzido em outras bacias fluviais como fonte de alimento, sendo a carne mais vendida com o nome de swai.

A carne é vendida em grandes escalas, para a Estados Unidos, União Europeia e Rússia.

Habitat:

panga

O peixe panga habita em águas profundas, porém também são encontrados em corredeiras, esta espécie costuma se esconder entre raízes e sombras das árvores durante o sol quente. E em época de seca ficam próximos aos cascalhos.

Onde encontrar o peixe panga

Esta espécie de peixe é encontrada  na Ásia, mais especificamente na Bacia do Mekong. No entanto, o peixe  também está presente nas Bacias Chao Phraya de Maeklong.

Dicas para pesca do peixe panga:

Para a pescaria do panga, use equipamentos linhas de fluo carbono com cerca de 20 lb.

Os anzóis podem ser de número 8 até 14. Além disso, é muito importante o uso de iscas naturais como minhocuçu, pedaços de peixes, minhoca, massas ou tripas.

Sensacional essa pescaria do canal do Drone&Pesca e cia

No entanto, é possível o uso de iscas artificiais como jigs, flys, meia água e spinnings.

Uma dica muito interessante seria evitar a pescaria quando o sol está quente pois este peixe não gosta de sol e fica escondido entre as raizes e cascalhos.

Receitas com peixe paga:

Filé de panga com leite de coco:

Ingredientes:

– 2 kg filé de panga;
– 2 colher de sopa óleo;
– 1 cebola grande cortada em rodelas finas;
– 1 dente de alho amassado ou picado;
– 1/2 pimentão cortado em rodelas;
– 200 ml leite de coco;
– 1 cheiro verde;
– 2 tomates cortados em rodelas;

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, pegue uma panela grande coloque o óleo, o alho e a cebola.
  2. Depois, acrescente os filés de peixe panga.
  3. Em cima do peixe, coloque os tomates em rodelas, o pimentão e cheiro-verde.
  4. Logo a seguir, despeje 1 garrafinha de leite de coco, sal a gosto e tampe a panela, deixando cozinhar até os ingredientes ficarem macios. Pronto!

Receita de filé de peixe panga grelhado:

Receita de filé de peixe paga ao forno:

Receita de moqueca de peixe paga:

O panga é um peixe muito popular no brasil e no mundo. como mencionamos corpo longo e achatado. A sua cabeça é pequena, ele possui uma boca larga com dentes pequenos e afiados.

Sair da versão mobile