Tubarão-touro: características, reprodução, alimentação, habitat e curiosidades
Tubarão-touro ( Carcharias taurus) é uma espécie de tubarão de água salgada da família Odontaspididae conhecido como cação-mangona e no litoral de São Paulo como tubarão-cinza.
Esta espécie chega a atingir 3.2 m de comprimento e os machos são normalmente menores que as fêmeas.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, os tubarões touros vivem nas profundezas dos oceanos, os seus dentes afiados bem visíveis na boca do animal da a ele um aspecto ameaçador mas poucos ataques de tubarões touros foram registrados a seres humanos.
No entanto, essas espécie geralmente são tímidas e são menos agressivas que o tubarão branco e o tubarão tigres tendo a atacarem humanos apenas se sentirem ameaçados.
Características do tubarão-touro
O tubarão-touro é uma espécie que tem 50% de concentração de sal no sangue, portanto, pode mudar para água salgada com muita facilidade.
Além disso, o macho adulto pesa cerca de 95 kg, enquanto as fêmeas pesam cerca de 130 kg.
As fêmeas são geralmente maiores e mais longas, vivendo cerca de 17 anos na maioria dos casos. Já os homens vivem em média 13 anos.
A primeira barbatana dorsal é grande e triangular, começando ligeiramente atrás da base peitoral, e não há crista intercostal.
Com relação ao seu focinho é muito mais curto que a largura de sua boca e bastante redondo.
Seus olhos são muito pequenos, o que significa que sua visão não é muito importante para ele, afinal, trata-se de um animal que costuma se movimentar em águas barrentas ou com pouca visibilidade.
Reprodução do tubarão-touro
O tubarão-touro atinge a maturidade entre 15 e 20 anos e sua expectativa de vida conhecida é de 25 anos.
Além disso, o tamanho de um exemplar adulto pode variar entre 2,1 e 3,5 metros de comprimento.
Mesmo antes do nascimento, esses tubarões estão sujeitos à seleção natural na forma de canibalismo intrauterino.
Assim, embora quase 50 óvulos sejam fertilizados ao mesmo tempo, apenas dois completam seu desenvolvimento e acabam nascendo.
Até então, o embrião mais rápido e mais forte em cada uma das fêmeas dois úteros se alimentará dos ovos e embriões restantes.
Após nove meses, as fêmeas dão à luz dois filhotes que já têm um metro de comprimento.
Curiosidades
Como esta espécie de tubarão é mais denso que a água e não possui uma bolha de gás como os peixes ósseos, ele adotou um comportamento que lhe confere flutuabilidade neutra na coluna de água.
O tubarão-touro vem à superfície e engole o ar que mantém no estômago, impedindo-o de afundar e flutuar imóvel na água.
Alimentação
Esta espécie de tubarão se alimenta de peixes como salmonete, pirapema, peixe-gato, robalo, carapau e calunga. incluindo outros tubarões, arraias, caranguejos, lagostas, polvos e lulas.
Conservação da espécie
Apesar de sua ampla distribuição, esta espécie não é alvo de pesca comercial, mas tem uma das menores taxas de reprodução de qualquer tubarão. Por isso, é muito vulnerável a qualquer tipo de pressão sobre sua população.
Fotos do tubarão-touro
Distribuição geográfica do tubarão-touro
Esta espécie de tubarão é encontrada principalmente em águas costeiras tropicais e subtropicais em todo o mundo.
Além disso, também é encontrado em sistemas fluviais e em alguns lagos de água doce. Alguns desses animais já foram avistados na Amazônia no Peru e no Mississippi em Illinois (EUA).
Os tubarões-touro normalmente migram para o norte ao longo da costa dos Estados Unidos durante o verão. Eles nadam até Massachusetts e depois voltam aos climas tropicais quando as águas costeiras esfriam.