Tubarão raposa (Alopias vulpinus) é uma espécie de peixe marinho pertencente à família Alopiidae, essa espécie foi catalogado no ano de 1788.
Presente tanto em região oceânica quanto costeira, com maior abundância a cerca de 40-50 km da costa.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso essa espécie é distribuídas em mares temperados e tropicais como Atlântico Ocidental e outros mares.
Características do tubarão raposa
O tubarão raposa chega a quase 6 metros de comprimento este tubarão vive cerca de 8-14 anos. Contudo existe uma forte variação de tamanho e idade entre as localidades, na Califórnia, por exemplo, este animal pode chegar até 50 anos de idade.
Essa espécie é facilmente identificada pela parte superior da sua nadadeira caudal, que é igual ou maior que o resto do tubarão.
Além disso apresenta uma coloração branca na parte inferior do corpo que é facilmente distinguida do tom escuro e acinzentado da parte superior e das nadadeiras. São considerados inofensivos para os seres humanos.
Reprodução do tubarão raposa
Acredita-se que os machos dessa espécie fique maduro sexualmente a partir dos 2 m, quando alcançam de 3 a 6 anos de idade.
As fêmeas também podem ficar maduras a partir dos 2 m de comprimento, mas a idade seria de 4 a 5 anos.
Além disso os peixes se reproduzem no verão e os ovos ficam dentro do corpo da fêmea até que se desenvolvam. Elas geram 2 filhotes que nascem com cerca de 1 m.
Alimentação
A alimentação do tubarão Raposa é composta por crustáceos e peixes de pequeno, lulas, peixes maiores como os atuns e anchovas, aves marinhas e outras espécies de tubarões.
Habitat
Essa espécie esta presente tanto em região oceânica quanto costeira, com maior abundância a cerca de 40-50 km da costa, pode ser encontrada em profundidades até 650m.
Além disso os filhotes habitam regiões mais próximas da costa durante seus primeiros anos de vida, esta espécie prefere águas temperadas, contudo habita águas tropicais e é capaz de tolerar águas mais frias.
Ameaça a extinção
O tubarão Raposa esta em perigo declarado desde 2007 pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), e desde o ano de 2004, estas espécies são tidas como vulneráveis à extinção.
Distribuição geográfica do tubarão raposa
O tubarão Raposa habita em mares temperados e tropicais. Atlântico Ocidental, Atlântico Leste, Indo-Pacífico, Pacífico Oriental.