Tubarão-epaulette (Hemiscyillum ocellatum) também conhecido como tubarões dragonas é um tubarão marinho que pertence a família dos Hemiscylliidae.
Essa espécie uma das 50 novas espécies descobertas próxima às montanhas da Foja, na Indonésia, em 2006.
É uma espécie encontrado apenas nas Grande Barreira de Corais desde a ponta norte da Península do Cabo York até à extremidade sul da Grande Barreira de Corais no Grupo Capricórnio.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso tubarão.
Além disso essa espécie pode se arrastar por até 30 metros em terra firme usando suas barbatanas, os indivíduos dessa espécie também aguentam ficar até duas horas sem oxigênio, sem grandes prejuízos para seu organismo.
Características do tubarão-epaulette
Com cerca de 90 centímetros de comprimento, o tubarão-epaulette pode se arrastar por até 30 metros em terra firme usando suas barbatanas.
Além disso, os indivíduos dessa espécie também aguentam ficar até duas horas sem oxigênio, sem grandes prejuízos para seu organismo.
O tubarão-epaulette possuem corpos esbeltos que lhes permite nadar entre os ramos de coral e se ajeitam em fendas do recife estreito durante sua caçada noturna.
Além disso contem mancha semelhante a um olho com um anel marginal acima da barbatana peitoral e manchas pretas amplamente espaçadas no corpo.
Tem duas barbatanas dorsais de tamanho semelhante e uma barbatana anal posicionada imediatamente anterior à cauda.
Alimentação
Este tubarão caça à noite, geralmente em poças de maré, onde se alimenta de caranguejos, camarões, pequenos peixes e vermes.
Reprodução do tubarão-epaulette
Os machos amadurecem em torno de 55-60 cm de comprimento e as fêmeas em 55-64 cm e podem crescer até 107 cm. O tubarão epaulette é uma espécie ovípara (põe ovos).
Os ovos têm cerca de 10 cm de comprimento e 4 cm de largura, eles eclodem após cerca de 130 dias. Os jovens têm cerca de 15 cm de comprimento quando eclodem.
Habitat
O tubarão-epaulette é uma espécie de fundo que vive principalmente em águas marinhas quentes e rasas.
Fotos do tubarão-epaulette
distribuição geográfica
O tubarão-epaulette é visto da Grande Barreira de Corais, desde a ponta norte da Península do Cabo York até a extremidade sul da Grande Barreira de Corais no Grupo Capricórnio.
E registrado mais ao norte é da Ilha de Domingo , uma pequena ilhota situada a menos de 3 km da costa continental.