Tubarão-cinzento-dos-recifes: características, habitat, perigos e conservação da espécie
Tubarão-cinzento-dos-recifes (Carcharhinus amblyrhynchos) é uma espécie de tamanho médio do género Carcharhinus vive principalmente nas águas quentes do Oceano Pacífico.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, a sua barbatana dorsal branca é uma das suas características distintivas, assim como as pontas brancas que vemos em quase todas as suas barbatanas.
Este é um grande predador dos oceanos, potencialmente perigoso a humanos, que se alimenta de peixes dos recifes, moluscos e artrópodes.
Características do tubarão-cinzento-dos-recifes
O tubarão-cinzento-dos-recifes pode chegar a mais de 250 cm, esta é espécie com muita atividade social, nadando em conjunto com os seus semelhantes a grandes velocidades.
Além disso, ele são ativos durante o dia e à noite e também podem permanecer imóveis em segundo plano por longos períodos.
É um tubarão de tamanho médio, possui coloração cinza no verso e branco no verso.
A primeira barbatana dorsal é completamente cinzenta, o bordo de fuga da barbatana caudal mostra uma linha preta e as barbatanas restantes às vezes têm manchas pretas.
Habitat
O tubarão-cinzento-dos-recifes é bastante comum no oceano Índico, e no Pacífico central.
Esta é uma espécie que vive em zonas costeiras e pelágicas, junto a recifes ou perto das áreas que fazem fronteira com a plataforma continental e as fossas abissais.
Além disso, os cardumes de tubarões-cinzentos-dos-recifes patrulham os limites do recife, onde eles mergulham em águas mais profundas, onde interceptam peixes que sobem das profundezas ao anoitecer.
Onde encontrar o tubarão-cinzento-dos-recifes
Esta espécie de tubarão pode ser encontrado em águas quentes de pouca profundidade, próximas aos recifes.
Importância do tubarão-cinzento-dos-recifes para os seres humanos
O tubarão-cinzento-dos-recifes é pescado comercialmente, principalmente por suas barbatanas, que são usadas na sopa de barbatana de tubarão.
A carne também é consumida e usada como farinha de peixe.
No entanto, esta espécie é a mais valorizada no turismo de mergulho devido à sua alta fidelidade ao local e ser um residente comum de locais de mergulho em recifes de coral.
Perigo do tubarão-cinzento-dos-recifes para os seres humanos
O tubarão-cinzento-dos-recifes é considerado um dos tubarões mais agressivos, mas geralmente só mostra agressão quando se sente ameaçado.
Este tubarão muitas vezes mostra curiosidade e se aproxima de mergulhadores.
Quando encurralado ou ameaçado de alguma forma, o tubarão cinza do recife exibirá um comportamento abertamente ameaçador, incluindo levantar o focinho, pressionar as barbatanas peitorais e arquear as costas enquanto nada com um impulso exagerado.
Se a ameaça persistir, o tubarão pode fugir instantaneamente ou dar uma mordida rápida antes de recuar.
Esta espécie de tubarão também é mais propensa a atacar quando está solitária do que quando está na escola, talvez devido a uma maior sensação de vulnerabilidade.
Conservação da espécie
O tubarão-cinzento-de-recife apresenta uma forte fidelidade do local aos recifes de corais, um habitat que está se tornando cada vez mais restrito, tornando-os mais fáceis de capturar e mais vulneráveis à pesca excessiva.
Além disso, suas características de história de vida (pequeno tamanho da ninhada e idade relativamente tardia na maturidade sexual) os tornam particularmente vulneráveis ao declínio populacional.
Atualmente, não há dados suficientes disponíveis para avaliar com segurança o status de sua população mundial, mas algumas populações locais no Havaí e no arquipélago de Chago indicam que essa população é severamente afetada.
O tubarão cinza é atualmente classificado como quase vulnerável pela União Mundial de Conservação (IUCN).