O tubarão-charuto (Isistius brasiliensis) é uma espécie de água salgada da família Dalatiidae conhecido também como tubarão-luminoso ou tubarão-corta-carne.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso tubarão.
O tubarão-charuto é uma espécie de pequenos tubarões malhados esqualiformes das águas profundas dos mares subtropicais e tropicais.
Além disso, esta espécie se caracteriza por uma grande voracidade, arrancando pedaços circulares de carne às suas vítimas de maiores dimensões.
Esse comportamento está na origem do nome popular inglês cookiecutter (cortador de biscoito), pois sua estrutura de boca, semelhante à das lampreias.
E permite que ela se prenda ao hospedeiro e depois corte um pedaço de carne com alguns centímetros de diâmetro. com um pouco adaptado para este tipo de ectoparasitismo.
Características do tubarão-charuto
O tubarão-charuto tem um focinho é curto e achatado, os olhos são muito grandes e tem um aparelho bucal com claras adaptações de sucção.
As nadadeiras dorsais são livres de estruturas duras e a nadadeira caudal é grande, com extremidades rombas e irregulares.
A pele na parte inferior de todo o corpo, exceto por um colar mais escuro ao redor da garganta e fendas branquiais, é esbranquiçada e dotada de fotóforos que emitem uma luz esverdeada.
Reprodução do tubarão-charuto
O tubarão-charuto é ovovivípara, e reproduz cerca de 6-7 filhotes por ninhada.
Alimentação
A espécie se alimenta de pedaços arredondados cortados como com um cortador de biscoitos nos flancos de animais maiores, como atum, agulhões, espadarte, arraias, tubarões, baleias e golfinhos.
Comportamento
Esta espécie de tubarão são péssimos nadadores e geralmente só são capturados à noite.
É provável que migrem verticalmente de águas profundas de 2.000 a 3.000 m para águas intermediárias ou superficiais à noite.
Eles são um ectoparasita em grandes peixes e cetáceos que podem ser atraídos por tubarões por seus órgãos de luz bioluminescentes.
Seus lábios grossos e faringe modificada são usados para se prender à presa, permitindo que os dentes inferiores afiados mordam a pele e os movimentos de torção para cortar um pedaço de carne.
Uma vez cortado, o tubarão entra em erupção, agarrando o pedaço de tecido pelos dentes superiores em forma de gancho, deixando uma ferida em forma de cratera.
Habitat
O tubarão-charuto habita no oceano tropical de amplo espectro, epipelágico a batipelágico, pode variar da superfície a mais de 3.500 m de profundidade, mas geralmente varia de 85 até 3500 m.
Distribuição geografica
O tubarão-charuto é encontrado no oceanos Atlântico, Índico Meridional e Pacífico.