Truta assassina de Yellowstone: características, reprodução, habitat e alimentação
Truta assassina de Yellowstone ( Oncorhynchus clarkii bouvieri ) é uma espécie de peixe que pertence a família Salmonidae, popularmente conhecido como truta degoladora de Yellowstone, truta-cutthroat, truta-farpada ou truta-vermelha.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
A truta assassina de Yellowstone é uma subespécie de truta que vive nos rios e lagos do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos.
Este peixe se caracteriza por sua cor prateada com manchas pretas no dorso e no ventre, e uma faixa vermelha na garganta. Sua carne tem um tom rosado e um sabor forte.
Características da truta assassina de Yellowstone
A truta assassina de Yellowstone pode medir até 70 centímetros de comprimento e pesar até 5 quilos. Sua cor varia de prateada a cinza-azulada no dorso e branca no ventre, com manchas pretas na cauda e nas nadadeiras.
Sua garganta tem uma faixa vermelha que lhe dá o nome de truta-cutthroat, sua carne tem um tom rosado e um teor alto de gordura, sendo rica em ômega-3 e vitaminas.
Reprodução da truta assassina de Yellowstone
Os ovos são depositados em ninhos escavados no fundo dos rios, onde são fertilizados pelos machos. Os filhotes eclodem após alguns meses e permanecem na água doce por toda a vida.
A época de desova varia de acordo com a temperatura da água, mas geralmente ocorre entre maio e junho.
Habitat
A truta assassina de Yellowstone habita as águas frias e oxigenadas dos rios e lagos que deságuam no Parque Nacional de Yellowstone, que fica nos estados de Wyoming, Montana e Idaho.
Alimentação
Esta truta se alimenta principalmente de insetos, ao contrário de outras trutas introduzidas que preferem se alimentar de peixes pequenos.