5 Tipos de tilápia mais comuns no Brasil
Tipos de tilápia mais comuns no Brasil, trata-se de um peixe com maior potencial de desenvolvimento quando a temperatura da água se encontra entre 25°C e 30°C.
Além disso, a tilápia é o nome genérico de um grupo de ciclídeos endêmicos da África, este engloba três gêneros importantes para a aquicultura (Oreochromis, Sarotherodon e Tilapia).
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores os tipos de tilápia mais comuns no Brasil.
As tilápias são nativos da África, mas foram introduzidas em muitos lugares nas águas abertas da América do Sul e sul da América do Norte e são agora comuns na Flórida, Texas e partes do sudoeste dos Estados Unidos, sul e sudeste do Brasil.
No entanto, no sudeste esta espécie é um dos principais peixes da pesca artesanal, principalmente no Rio Grande, Estado de Minas Gerais.
Tipos de tilápia mais comuns no Brasil
Tilápia azul
A tilápia azul (Oreochromis aureus) é um peixe de origem africana, e o seu corpo apresenta cor azul acinzentada, com listras verticais escuras.
Além disso, este tipo de tilápia geralmente apresenta crescimento acelerado, com rápido ganho de peso, e sua maturidade sexual é alcançada com 4 meses de vida.
Contudo, a tilápia azul se adapta muito bem a condições ambientais variadas, contanto que a temperatura e o pH da água (neutro) sejam propícios à espécie.
Outra característica importante da tilápia azul é a capacidade de tolerar salinidade da água elevada.
Tilápia de moçambique
A tilápia de moçambique (Oreochromis mossambicus) vem da África daí o nome, embora também apresente o corpo com cor azul acinzentada, sua tonalidade é mais clara.
Além disso, as listras escuras cobrem seu corpo como os demais tipo de tilápia, seu tamanho é mediano.
A tilápia de moçambique é uma das maiores qualidades é a capacidade de se adaptar à alta salinidade da água e tolerar condições ambientais diversas.
Contudo, essa espécie particular de tilápia chega à maturidade sexual mais cedo que muitos peixes (3 meses de vida).
Tilápia do nilo
A tilápia do nilo (Oreochromis niloticus) é dos tipos de tilápia mais comuns no Brasil campeã de criação na piscicultura brasileira.
De origem do rio Nilo, no Egito, ela se adaptou muito bem à criação em cativeiro, seu corpo apresenta listras escuras e cor esverdeada, diferentemente das tilápias acima citadas.
Além disso, a tilápia do nilo é um peixe que apresenta grande potencial de crescimento físico, com bom ganho de peso e produção de carne tenra, leve e saborosa.
Contudo, a maturidade sexual dessa espécie de tilápia varia entre 4 e 5 meses (média), e a sua tolerância à alta salinidade da água e a variações de temperatura é moderada.
Tilápia do zanzibar
A tilápia do zanzibar (Oreochromis urolepis hornorum) também é um peixe africano, e quando o macho da espécie alcança a fase adulta, a cor de seu corpo torna-se bem escura, mais tendente à cor negra.
Com relação as suas belas nadadeiras apresentam cores, que variam em vermelho, laranja e rosa.
Além disso, embora não alcance o tamanho da tilápia do Nilo, a tilápia do zanzibar consegue tolerar salinidade da água elevada.
Contudo, ela já não se adapta a mudanças bruscas de temperatura, principalmente quando muito baixas, e a sua maturidade sexual ocorre quando ela chega a 3 e 4 meses de vida.
Tilápia do congo
A tilápia do congo (Coptodon rendalli) é um tipo de tilápia que possui a distribuição ocorre naturalmente na Bacia do Congo, Lago Tanganyika, Lago Malawi, Zambesi e zonas costeiras do delta de Zambesi.
Além disso, espécie invasora é distribuída em todas as Bacias do Brasil, disseminada por meio de peixamentos.
A tilápia do congo habita águas lênticas de lagoas, rios, várzeas e represas em profundidades variando de três a oito metros (variável), normalmente sob densa vegetação.
Contudo, esta tilápia é de origem africana, muito utilizadas na piscicultura desde o ano 2000 a.C.
Além de seu valor nutricional, é valorizado por sua atuação como agente biológico de controle de mosquitos e plantas daninhas aquáticas, como isca viva, na pesca esportiva e em aquários tropicais.