Água Salgada

5 Tipos de peixe lua: características, habitat, informações e muito mais

Por Alan Costa, em 19/07/2023
tipos de peixe lua

Tipos de peixe lua são muitos e cada espécie possui em seu esqueleto um maior grau de estruturas calcificadas e em menor grau cartilagem, por isso eles recebem esses nome

Esses peixes ósseos são os mais pesado do mundo entre o mais robusto até hoje encontrado possuía 2,7 toneladas, eles possuem a mesma toxina que os baiacus, e não vive bem em cativeiro.

Os peixes luas pertencem à família Molidae, e os tipos de peixe lua se destaca por sua morfologia, que o difere dos demais peixes.

tipos de peixe lua

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores alguns tipos de peixe lua e como diferenciar cada espécie.

Características gerais do peixes-lua

Os peixes-lua são os maiores peixes ósseos do mundo, o que é sem dúvida uma das características que o tornam muito peculiar, um adulto pode medir cerca de 3,1 metros de comprimento e 4,26 metros de altura.

Já o seu peso chega a atingir até 2,3 toneladas, que é o peso máximo relatado, Além disso, a coloração desses peixes em geral, é de tons cinzas claros e escuros, marrom e branco.

Todos os tipos de peixe lua não possuem escamas, a pele é grossa e tem uma textura borrachuda, com manchas irregulares de dentículos no corpo.

Tipos de peixe lua

Peixe-lua hoodwinker

peixe-lua hoodwinker (mola tecta)

O peixe-lua hoodwinker (Mola tecta) tem uma forma oval plana, quase simétrica, a forma do corpo é lisa, sem saliências e tem um comprimento máximo de 242 cm e não possui espinhos em suas nadadeiras nem nadadeira caudal real.

E com o passar de suas vida as escamas podem evoluir para pequenos espinhos. O  peixe-lua hoodwinker foi descoberto principalmente na região temperada do Hemisfério Sul na água perto da Austrália, Nova Zelândia, sul do Chile e sul da África.

Peixe-lua gigante 

peixe-lua gigante (mola alexandrini)

O peixe-lua gigante (Mola alexandrini) tem uma boca relativamente pequena e seus dentes são fundidos em um bico parecido com o de um papagaio, o corpo é plano e redondo, com grandes barbatanas que balançam para frente e para trás para se impulsionarem enquanto nadam horizontalmente.

Este tipo de peixe lua tem a pele dentículos ásperos e textura coriácea , com coloração marrom e cinza com manchas pálidas até a morte quando ficam brancas.

O corpo do peixe-lua gigante possui uma espessa camada gelatinosa subcutânea branca e lisa ao toque com um corpo comprimido lateralmente coberto por pequenas escamas retangulares.

Peixe-lua delgado

peixe-lua delgado ( ranzania laevis )

O peixe-lua delgado ( Ranzania laevis ) atinge cerca de 1 metro de comprimento, embora tenha uma barbatana caudal ao nascer, perde-a mais tarde e é substituída por uma estrutura arredondada chamada clavus, que lhe confere a sua forma característica.

Além disso, o corpo desse peixe dá a aparência da visão lateral de um tubarão maior (uma ilusão de ótica subaquática), é mais provável que isso afaste qualquer predador.

Este tipo de peixe lua é raro com um corpo esguio e oblongo, um focinho pontiagudo com uma pequena boca oval em forma de funil, longas barbatanas peitorais e pele ‘lisa’ coberta por minúsculas escamas hexagonais.

A sua coloração é azul escuro acima, prateado brilhante nas laterais e abaixo, com listras e manchas azuis, cinzas, marrons ou verdes variáveis, e uma série de listras escuras curvando abaixo e atrás do olho na parte inferior.

Peixe-lua-rabudo 

peixe-lua-rabudo (masturus lanceolatus)

O peixe-lua-rabudo (Masturus lanceolatus) tem um corpo em forma oval, com uma cor acinzentada e algumas manchas escuras, os dentes em ambos os maxilares são fundidos em bico.

Nas laterais podem apresentar manchas escuras mal definidas e as barbatanas dorsal e anal são cinza ardósia, enquanto o clavus pode ter manchas pálidas.

Este tipo de peixe lua é um dos maiores peixes ósseos do oceano, o peixe-lua-rabudo pode medir até 3,4 metros de comprimento e pesa 2.000 Kg.

Os peixes-lua-rabudo juvenis são conhecidos por se alimentarem de anelídeos bentônicos e esponjas, já os adultos provavelmente se alimentam de medusas, sifonóforos, ctenóforos e salpas, bem como alguns peixes, crustáceos e moluscos.

Peixe lua 

peixe-lua (mola mola)

O peixe lua ou peixe lua oceano (Mola mola) é conhecido por sua morfologia bem diferente dos demais peixes.

Neste tipo de peixe lua, as fêmeas são maiores que os machos e possuem uma morfologia diferente dos outros Tetraodontiformes, sendo caracterizados pela degeneração da coluna vertebral.

No entanto, por conta disso a nadadeira caudal foi substituída por uma estrutura dura e larga chamada clavus.

As nadadeiras deste peixe são muito longas e se movem em sincronia quando o peixe precisa nadar.

Onde os peixes-lua vivem?

Os habitats dos peixes-lua são variados por se tratar de uma espécie cosmopolita, todos os  tipo de peixe lua vivem nos oceanos, tanto temperados como tropicais, por isso que se encontra no Atlântico, Índico e Pacífico.

Alguns deles podem ser encontrados no Mar Mediterrâneo, porém a espécie tem preferências por águas abertas, com a finalidade de se limpar de certos parasitas, desloca-se para áreas de corais ou com formações de algas.

Dessa forma, os peixes lua estabelecem uma relação benéfica com peixes do grupo dos bodiões, que o despojam das espécies parasitárias.

Sair da versão mobile