4 Tipos de peixe em perigo de extinção no Pantanal
Conheça os principais tipos de Peixe em perigo de extinção no pantanal essas espécies estão na lista vermelha em perigo, os principais fatores de ameaças são a perda/alteração do habitat, introdução de espécies exóticas e poluição.
Nessa região possui uma economia forte, com fazendas de gado nas regiões de planícies e com pesca, o Pantanal atrai também, muitos estrangeiros e brasileiros, gerando renda, novos empregos e fortalecendo o turismo.
Além disso o pantanal e conhecido pelo seu regime de cheias – que podem atingir cerca de 80% da região e transformá-la em um lençol d’água – e secas, o Pantanal concentra uma diversidade grande de animais. Entre eles, estão diversas espécies como: 263 de peixes.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas espécies de peixes em perigo de extinção no Pantanal.
Peixes em perigo de extinção no Pantanal
Curimatã
A Curimatã (Prochilodus britskii) um peixe em perigo de extinção no pantanal peixe teleósteo caraciforme da família dos caracídeos, da subfamília dos proquilodontídeos, especialmente do gênero Prochilodus. Vive em todo o território brasileiro. Alimenta-se de vegetais e de lodo. Pode ser aproveitado para aquacultura
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Actinopterygii
- Ordem: Characiformes
- Família: Prochilodontidae
Matrinxã
Matrinxã (Brycon gouldingi) essa espécie possui corpo alongado, um pouco alto e comprimido, sua coloração é prateada, com as nadadeiras alaranjadas, sendo a nadadeira caudal escura.
Além disso essa espécie apresenta uma mancha arredondada escura na região umeral, os dentes são fortes, multicuspidados, dispostos em várias fileiras na maxila superior, pode chegar aos 80 cm de comprimento e 5 Kg de peso.
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Actinopterygii
- Ordem: Characiformes
- Família: Characidae
Bacuzinho
Bacuzinho (Rhynchodoras xingui) é um peixe em perigo de extinção no pantanal espécie de peixe raiado da família dos bagres espinhosos . Eles estão associados ao habitat de água doce . Os indivíduos podem crescer até 6,3 cm. Eles têm reprodução sexuada .
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Actinopterygii
- Ordem: Siluriformes
- Família: Doradidae
Surubim do paraíba
Surubim do paraíba (Steindachneridion parahybae) também conhecido como Bagre é um peixe de água doce que pertence a família dos Pimelodidae cabeça mais longa do que larga e fracamente deprimida.
Olhos grandes e o focinho largo, já a narina anterior mais próxima do focinho. Narina posterior, circundada anteriormente por retalho dérmico.
Boca distintamente subterminal, a cabeça, corpo e barbatanas são verdes acastanhadas com manchas pretas. Barbos enegrecidos e pequenas manchas ao redor da base da nadadeira anal.
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Actinopterygii
- Ordem: Siluriformes
- Família: Pimelodidae
- Situação: Em Perigo