Ao todo há 80 tipos de peixe cirurgião que vivem em mares tropicais, e que pertence a família Acanthuridae, porém iremos abordar somente algumas espécies.
Além disso, os peixes cirurgião têm uma ou várias espinhas ou lâminas afiadas em cada lado da cauda, e a maioria dos peixes é de tamanho médio (15 a 40 cm) embora alguns peixes unicórnio cheguem até mais de 1 M de comprimento.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores alguns tipos de peixe cirurgião e como diferenciar cada espécie.
Tipos de peixes cirurgião
Peixe cirurgião estriado
O peixe-cirurgião estriado ( Ctenochaetus striatus ) é um dos poucos peixes herbívoros que ocasionalmente são tóxicos, e a sua intoxicação por Ciguatera é causada pelo acúmulo de uma toxina produzida por certos dinoflagelados microscópicos que ingere enquanto se alimenta de algas.
O peixe-cirurgião estriado possui o corpo de cor verde-oliva a marrom amarelado e em alguns indivíduos são brancos.
Além disso, este peixe recebe o nome devido à presença de linhas longitudinais azuis ou azul-acinzentadas.
Nos adultos, há pequenas manchas alaranjadas na cabeça, as barbatanas dorsal e anal têm 5 bandas azuladas escuras, as barbatanas peitorais são pálidas com raios amarelados.
O corpo é profundo e comprimido, e a boca é pequena, com muitos dentes (mais de 30).
Peixe cirurgião de banda laranja
O peixe cirurgião de banda laranja ( Acanthurus olivaceus ) é um peixe oval de corpo profundo e comprimido lateralmente, com mais de duas vezes o comprimento da profundidade, com um comprimento máximo de 35 cm.
Este tipo de peixe cirurgião tem as barbatanas dorsal e anal são longas e baixas, estendendo-se até ao pedúnculo caudal.
Com relação as barbatana dorsal ela tem nove espinhos e 23 a 25 raios moles, enquanto a barbatana anal tem três espinhos e 22 a 24 raios moles, a barbatana caudal é em forma de meia-lua, as pontas crescem mais à medida que o peixe envelhece.
O peixe adulto é castanho-acinzentado, uma linha vertical nítida geralmente separa a metade frontal mais pálida do peixe da parte traseira mais escura.
Peixe cirurgião-patela
O peixe cirurgião-patela (Paracanthurus hepatus) tem uma pele dura composta por pequenas escamas azuis nas costas e amarelas na cauda.
Eles crescem até 31 centímetros de altura e pode ser identificada por sua coloração azul clara, corpos ovais e caudas amarelas em forma de bandeira.
Este tipo de peixe cirurgião tem as barbatanas peitorais também são amarelas, os adultos têm uma estreita linha azul escura ao longo de sua barbatana dorsal que se curva na cauda.
Além disso, a sua semelhança com o número 6 dá ao peixe um de seus nomes descritivos.
Cirurgião-unicórnio
O cirurgião-unicórnio (Naso lituratus) pode ser facilmente reconhecida por dois espinhos laranja brilhantes em forma de gancho para a frente no pedúnculo caudal (a base da cauda), seus lábios laranja e máscara facial preta.
Além disso, o corpo é cinzento acastanhado com nuca amarela e existe uma larga faixa preta na barbatana dorsal, atinge cerca de 45 cm de comprimento.
Este tipo de peixe cirurgião pode ser encontrado em recifes de corais, muitas vezes em pares.
Esta espécie de peixe é do gênero Naso, e o peixe não possui um espigão típico dos peixes-unicórnios mas sim um ligeiro alto na fronte sendo sim considerado um peixe-cirurgião.
Cirurgião-de-sohal
O cirurgião-de-sohal (Acanthurus sohal) é endêmico do Mar Vermelho que cresce a 16 polegadas em estado selvagem, e as suas notáveis listas horizontais azuis e brancas, tornou o que muitos considerem o peixe cartaz ao meio ambiente dos recifes do Mar Vermelho.
O cirurgião-de-sohal é um peixe que pode crescer até 40 cm na natureza, é um peixe de aquário valorizado e as suas listras horizontais azuis e brancas o tornaram um peixe lindo.
Este tipo de peixe cirurgião é comprimido lateralmente, tornando-o extremamente manobrável e rápido ao longo do recife.
O cirurgião-de-sohal tem uma espinha horizontal em forma de lâmina ao longo da base da cauda em ambos os lados, que se dobra no peixe, apontando anteriormente em direção à cabeça.
Durante a defesa e a agressão, os espigões movem a espinha de outros peixes ou intrusos, causando danos físicos.
Peixe-cirurgião albacora
O peixe-cirurgião albacora ( Acanthurus xanthopterus ) tem oito ou 9 espinhos dorsais, 25-27 raios moles dorsais, três espinhos anais, 23-25 raios moles anais e 16-24 rastros branquiais anteriores e 17-22 posteriores.
Com relação a sua cor o corpo é cinza arroxeado, e tem uma região de amarelo fosco na frente de seu olho.
O terço de sua barbatana peitoral é amarelo, a parte distal extrema é hialina, suas barbatanas dorsal e anal são cinza amarelado e amarelo opaco e a nadadeira caudal é arroxeada e o espinho caudal é pequeno.
Cirurgião castanho
O cirurgião castanho ( Acanthurus nigrofuscus) possui manchas douradas tem um corpo longitudinalmente oval e achatado lateralmente, de cor marrom a verde-oliva.
Já na região da cabeça, que compõe cerca de 15% do corpo, apresenta manchas douradas proeminentes, e nas nadadeiras dorsal e anal, forradas de azul, podem ser dispostas de forma exibicionista.
Além disso, a barbatana caudal é estendida em forma de foice, e o comprimento do corpo é de cerca de 20 cm.
Uma características muito distinta neste tipo de peixe cirurgião é que a cor do corpo muda nos peixes prontos para desovar.
O corpo castanho a azeitona torna-se castanho claro, as barbatanas adquirem uma tonalidade avermelhada e surge uma faixa dorsal amarelada.
Cirurgião-africano
O cirurgião-africano (Acanthurus monroviae) é uma espécie de peixe pequeno com o corpo oval achatado, que mede entre entre 38 cm a 45 cm.
Além disso, esta espécie possui um espinho com contorno amarelo próximo da cauda, e a característica principal dos peixes-cirurgião.
Com relação ao a coloração varia do preto ao castanho escuro e claro, sua cauda é clara com pequenos contornos em azul.
Os jovens são marrons claro com pintas laranjadas no corpo, seguido pelo grande contorno amarelo do espinho próximo a cauda.
Cirurgião-de-cauda-vermelha
O cirurgião-de-cauda-vermelha (Acanthurus achilles) é uma espécie de peixe de água salgada que pertence a família Acanthuridae, também conhecido como cirurgião-aquiles-do-Pacífico ou simplesmente cirurgião-aquiles.
O cirurgião-de-cauda-vermelha é uma espécie que tem o tamanho máximo de 24cm de comprimento, tem corpo oval, comprimido lateralmente, e uma pequena boca colocada sobre um focinho saliente.
Com relação a nadadeira dorsal é única e bastante longa, de altura uniforme, com a parte dos raios espiciformes mais curta que a parte dos raios moles.
Já a barbatana anal é semelhante, mas mais curta e a nadadeira caudal é semilunar, os flocos são muito pequenos.
A base das barbatanas dorsal e anal é atravessada por uma linha branca acima da qual é semelhante a laranja.
Cirurgião cauda anelar
O cirurgião cauda anelar (Acanthurus blochii) tem corpo oval, comprimido lateralmente, a boca é pequena, colocada sobre um focinho saliente; no pedúnculo caudal há um espinho móvel muito pontiagudo.
A barbatana dorsal é única e bastante longa, de altura uniforme, a barbatana anal é semelhante, mas mais curta, a barbatana caudal é ligeiramente semilunar.
Os flocos são muito pequenos, a farda é azulado com pontos acastanhados que tendem a se alinhar formando linhas horizontais indefinidas.
Na cabeça há estrias irregulares azuis, atrás do olho há uma mancha amarela, na frente do olho pode haver estrias irregulares mais ou menos confluentes sempre amarelas.
Peixe-cirurgião-convicto
O peixe-cirurgião-convicto ( Acanthurus triostegus) tem o dorso alto, o corpo achatado lateralmente e pode atingir um comprimento corporal de até 26 cm.
Além disso, as bordas das nadadeiras anal e dorsal são arredondadas, a nadadeira caudal é quase reta.
O corpo é cinza claro a esbranquiçado e tem seis listras verticais preto-cinza, uma faixa atravessa o olho, que fica no alto do corpo; a última faixa corre sobre a base da cauda.
Na base da cauda, o peixe-cirurgião condenado possui o espinho típico do peixe-cirurgião bisturi.
Além disso, este tipo de peixe-cirurgião é encontrado em todo o Indo-Pacífico tropical, e pode ser encontrada nas costas da África Oriental, bem como nas do México e Panamá.
Cirurgião-zebra
O cirurgião-zebra (Acanthurus lineatus) é um tipo de peixe-cirurgião que tem espinhos afiados e voltados para a frente no pedúnculo caudal são venenosos.
Além disso, os machos são agressivos e territorial, o cirurgião-zebra é um peixe muito procurado pelos aquaristas, mas que possui algumas necessidades que a maioria dos aquários marinhos não conseguem atender.
O cirurgião-zebra é uma espécie que atinge cerca de 38 centímetros de comprimento, a espécie tem o corpo com listras azuis e amarelas com bordas pretas, e o topo da cabeça é listrado de amarelo.
A barriga é acinzentada, e as barbatanas peitorais têm raios escurecidos e as barbatanas pélvicas são castanho-amareladas com margens pretas.
Peixe-cirurgião de bochecha branca
O peixe-cirurgião de bochecha branca (Acanthurus nigricans) possui o corpo alto e muito achatado lateralmente, a coloração do corpo é escuro varia do marrom ao roxo, caracterizado por uma mancha branca sob o olho, uma borda amarela brilhante na base das nadadeiras dorsal e anal.
Além disso, todas as nadadeiras terminando em uma borda azul, e a nadadeira caudal é branca.
A característica mais distintiva do peixe-cirurgião de bochecha branca são as linhas amarelas que correm ao longo da base das barbatanas dorsal e anal, que se alargam à medida que se aproximam do pedúnculo caudal.
Cirurgião-azul
O cirurgião-azul (Acanthurus coeruleus) gosta de nadar mais próximo ao fundo e é um peixe diurno, frequentemente visto na companhia de peixes barbeiros.
O cirurgião-azul atinge um comprimento de 35 centímetros, ele possui um espinho próximo à nadadeira caudal que geralmente fica alojado dentro de uma bainha e é levantado se o animal se sente ameaçado, ficando num ângulo reto em relação ao corpo.
Além disso, este tipo de peixe-cirurgião muda de coloração ao longo de sua vida, e no período inicial o seu corpo é amarelo.
No entanto, conforme a adolescência chega o amarelo se mescla com azul, que pode surgir a partir das nadadeiras ou em pontos dispersos no próprio corpo.
Por outro lado, o período intermediário o corpo já se encontra todo azul ou acinzentado e apenas a cauda permanece amarela, e na fase adulta o cirurgião-azul muda para um azul escuro uniforme.
Cirurgião oceânico
O cirurgião oceânico (Acanthurus bahianus) esta é uma espécie de peixe tropical conhecido por viver em recifes no Oceano Atlântico na costa do Brasil.
Às vezes o cirurgião oceânico é comercializado como um alimento, mas é mais frequentemente usado como isca ou em aquários de água salgada tropical.
Este tipo de peixe-cirurgião possui o corpo oval com cores uniformes geralmente cinza azulado a marrom escuro, a marcação pálida a escura ao redor dos olhos e o amarelo claro agora é encontrado em seus corpos.
Além disso, a maioria tem marcas azuis ou brancas na barbatana dorsal, barbatana anal e barbatanas caudais e bandas pálidas às vezes podem ser vistas na base de suas caudas.
Os cirurgiões oceânicos possui um total de 9 espinhos em suas nadadeiras dorsais e entre 23 e 26 raios moles, e as suas nadadeiras anais possuem apenas 3 espinhos e entre 21 e 23 raios.
Cirurgião-azul-claro
O cirurgião-azul-claro (Acanthurus leucosternon) é um peixe oval de corpo profundo e comprimido lateralmente.
Além disso, o seu corpo apresenta cor azulada e seu peito possui cores brancas abaixo das placas branquiais, ele possui a cabeça de cor preta e uma faixa vertical branca a azul claro que vai de trás dos olhos até as barbatanas peitorais.
Com relação a barbatana dorsal é de cor amarela contínua com a borda externa às vezes parecendo um azul elétrico, a barbatana anal e as barbatanas pélvicas são brancas, no entanto, podem parecer azuladas dependendo da iluminação.
Este tipo de peixe-cirurgião têm a boca projetada ligeiramente pra frente, usada para pastar algas em áreas de difícil acesso.
Cirurgião-amarelo
O cirurgião-amarelo (Zebrasoma flavescens) normalmente não é agressivo com peixes de outras espécies, mas pode eventualmente atacar um peixe da mesma espécie se este for mais fraco.
O cirurgião-amarelo é um peixe que vive sozinho ou em pequenos grupos, ele possui o corpo arredondado e bem fino, sua boca é pequena em forma de bico alongado.
Além disso, ele tem um ferrão na cauda para sua defesa e nada de ré e ferroa seus inimigos.
A sua coloração é amarelo vivo que envolve seu corpo inteiro. Alcançam até 10 cm de comprimento quando adulto.