Conheça os tipos de peixe gourami e como diferenciar estes belos peixes de água doce, que são adequados para muitos aquários.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores alguns tipos de gourami de água salgada.
Além disso, estes são tipos de peixes pacíficos, mas que se tornam territoriais se não tiverem espaço o suficiente para que se sintam a vontade. Grande parte de seus espécimes tem um corpo comprimido, quadrado e fino com duas barbatanas pélvicas.
Tipos de gourami
Gourami pérola
Gourami Pérola (Trichopodus leerii) é um peixe de água doce da família Osphronemidae, encontrado no continente Asiático.
Este é um peixe de água doce que pode chegar à medir quando adulto até 12 cm de comprimento, ele possui um corpo relativamente robusto e comprimido lateralmente.
Além disso, chama a atenção por conta de sua coloração que varia de acordo com o seu estado de humor e também o ambiente, podendo ter a cor marrom, verde, azul uma combinação entre elas. Apresentam manchas brilhantes em seu corpo.
Uma curiosidade interessante sobre esta espécie, é que assim como os peixes bettas eles possuem um órgão denominado labirinto, que dá a eles a capacidade de retirar ar da atmosfera para respirar.
Este tipo de gourami pode ser encontrado habitando em pequenos riachos, lagoas rasas, lagos com vegetação densa e também pântanos.
Gourami chocolate
O gourami chocolate (Sphaerichthys osphromenoides) é um peixe de água doce da Família Osphronemidae e da ordem Anabantiformes.
O gourami chocolate macho exibe um perfil da mandíbula inferior uniformemente reto e uma forma geral da cabeça mais pontiaguda do que as fêmeas, em que a mandíbula é levemente arredondada devido à presença de pele distensível que é expandida durante a época de reprodução.
Além disso, outras características comum nos machos desta família, incluindo as nadadeiras mais longas e pontiagudas ou cores mais intensas, podem não ser aplicadas nesta espécie devido a relação e a variância geográfica, ou seja, localidade de coleta, mas isso ainda não está confirmado cientificamente.
Este tipo de gourami é nativo de grande parte da Malásia, Sumatra e Bornéu. Que em seus habitat naturais se alimenta de pequenos crustáceos, larvas de insetos entre outros.
Esta espécie habita em águas claras são semelhantes em termos da química da água, porém em muitos casos a vegetação aquática cresce profusamente.
Gourami samurai
O gourami samurai (Sphaerichthys Vaillanti) é um peixe de água doce da família dos Osphronemidae, encontrado na Ásia.
O gourami samurai possui um corpo robusto mas compacto, tem uma cabeça grande e arredondada. Os machos da espécie tem uma coloração em verde-oliva ou marrom, sendo mais coloridos que as fêmeas.
Além disso, tem grande nadadeira dorsal e uma cauda em forma de leque.
Assim como em alguns outros tipos de peixe de água doce, nesta espécie de gourami os machos são maiores que as fêmeas e possuem cores mais vivas e escuras. Apresentando essas duas diferenças em seu dimorfismo sexual.
É um tipo de peixe pacífico e tímido que pode ser tranquilamente mantido em um aquário comunitário com outros peixes que tenham o temperamento semelhante ao dele e que tenham um porte menor.
Em seu habitat natural se alimenta de larvas de insetos, crustáceos pequenos, vermes entre outros.
Gourami gigante
O gourami gigante (Osphronemus goramy) é um peixe de água doce da família Osphronemidae, chamado em inglês Giant gouramy.
Esta espécie mede aproximadamente 70 cm de comprimento, embora a maioria tenha só 45 cm, com um tempo de vida que pode chegar até 15 anos.
Este tipo de gourami tem um corpo robusto, comprimido na lateral e com uma cabeça grande. Tem forma que lembra um disco e são considerados peixes de grande porte.
Além disso, a coloração do peixe varia de acordo com seu estado emocional, estágio de maturidade de ambiente.
O gourami gigante é encontrado habitando em rios, pântanos, córregos e lagos no sudeste Asiático. Que possuam águas lentas ou águas permanentes.
Gourami pigmeu
O gourami pigmeu (Trichopsis pumila) é um peixe de água doce da família Osphronemidae, espécie foi descrita pela primeira vez em 1936, quando foi descoberta vivendo em toda a bacia do rio Mekong no Vietnã, Camboja, Laos e Tailândia.
O gourami pigmeu pode crescer até 4 cm de comprimento, sendo uma excelente opção para aquários pequenos.
O corpo do peixe é em forma de flecha, com a nadadeira dorsal atrás das nadadeiras peitorais. As escamas dessa espécie são iridescentes, produzindo as cores verde, azul e vermelho, e há uma única linha escura na lateral do corpo.
Os olhos deste peixe são de um azul extremamente claro, assim como o peixe betta, o gourami pigmeu tem um órgão chamado labirinto que lhe permite respirar o ar atmosférico da superfície da água.
Além disso, embora seja difícil de encontrar em lojas de aquários, vale a pena fazer uma pesquisa para encontrar este peixe, já que ele é muito interessante para aquários pequenos.
O gourami pigmeu habita em corpos d’água de fluxo lento como, por exemplo, pântanos, afluentes de rios, planícies aluviais, arrozais e florestas, esse peixe prefere água parada, onde a vegetação aquática costuma ser bastante densa.
Gourami gigante de nadadeira vermelha
Gourami gigante de nadadeira vermelha (Osphronemus laticlavius) é um peixe de água doce da família Osphronemidae e da ordem Perciformes.
Ainda pouco difundida entre os aquaristas, essa espécie só foi descrita no início da década de 1990.
Não é reproduzido em grandes proporções, por isso é raro em aquários e quando aparece costuma ter um preço relativamente alto.
Tem uma cor brilhante quando adulto e é o gourami grande mais atraente , por meio do qual desenvolve uma coloração vermelha variando de verde-azulado a preto nas bordas de suas nadadeiras e corpo.
Manchas nas nadadeiras podem estar ausentes em espécimes juvenis
Este tipo de gourami é encontrado comumente em ambiente de água lenta (lêntico) ou águas permanentes, incluindo lagos de várzeas, lagoas e pântanos, além de grandes rios. Muitas vezes encontrado sob densa vegetação aquática, realiza migração para florestas inundadas.
Gourami pele de cobra
Guorami pele de cobra (Trichopodus pectoralis) é uma espécie de peixe ornamental de água doce que pertence a família Osphronemidae e da Ordem Anabantiformes, conhecido como tricogaster cobra.
O guorami pele de cobra é pode respirar oxigênio atmosférico através de seu órgão acessório conhecido como labirinto.
Além disso, este órgão é formado por uma modificação no primeiro arco branquial, altamente vascularizado e irrigado por vasos sanguíneos, e faz com que o ar passe bem próximo da corrente sanguínea, proporcionando a troca de oxigênio com o sangue por meio de difusão.
Esta espécie de peixe é resistente e comum no comércio de aquarismo podendo se adaptar a diversas condições de água, e seu padrão de coloração poderá variar de acordo com o humor do peixe ou local de ocorrência.
O guorami pele de cobra habita em arrozais, lagoas rasas e pântanos, eles são encontrados em habitats rasos, lentos ou de água parada com muita vegetação aquática.