20 Tipos de golfinho: características, alimentação, informações e muito mais
Conheça os principais tipos de golfinho, ao todo são 37 espécies descritas entre golfinhos e botos tanto de água salgada como de água doce.
Além disso, os golfinhos vivem cerca de 35 anos e o período de gestação dura cerca de dez meses.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores alguns tipos de golfinho e como diferenciar cada espécie.
Um golfinhos macho adulto em cativeiro, alimenta cerca de 160 Kg de peixe por dia, mas a média é de 79 Kg para os machos, 63 Kg para as fêmeas e 16 Kg para os juvenis.
Vale lembrar que, geralmente os golfinhos não mastigam as suas presas.
Características gerais dos golfinhos
Os golfinhos podem medir de um metro e meio a três metros e meio, eles são dóceis e brincalhões, e gostam da companhia humana.
Alguns são mais distantes, eles também tem uma única narina na parte superior do crânio.
Isso permite renovar 90% do volume de ar a cada inalação, em um único mergulho, o golfinho pode mergulhar a uma profundidade de 300 metros por 20 minutos.
Os golfinhos podem nadar a velocidades de até 40 km/h graças a um efeito aerodinâmico que conseguem ao contrair a pele e criar dobras que reduzem a turbulência.
Tipos de golfinho
Boto-cor-de-rosa
O boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis) é popularmente conhecido como boto, boto-vermelho.
E um tipo de golfinho de água doce que pode ser encontrado na América do Sul, na bacia do Orenoco e Amazonas.
O comprimento do boto-cor-de-rosa mais longo registrado é de 2,50 m, e o peso pode ultrapassar 160 kg. Uma das características são os pelos modificados (vibrissas) na parte superior do bico, que provavelmente têm função tátil.
A cor do boto-cor-de-rosa pode variar muito dependendo da idade, nível de atividade e local de residência do animal e está relacionada ao suprimento sanguíneo para os vasos subcutâneos.
Basicamente é um solitário e se alimenta de peixes, mas também pode comer moluscos e crustáceos.
Boto-cinza
O boto-cinza (Sotalia fluviatilis) têm o hábito de viver em grupos e são muito sociáveis.
Como todas as baleias, elas precisam respirar regularmente e podem ficar debaixo d’água por longos períodos de tempo.
Eles têm um biosonar que lhes permite localizar objetos e se orientar usando som e eco.
Em geral, seus dentes são todos iguais e há apenas um conjunto de dentes, a maioria se alimenta de peixes e lulas e ocasionalmente crustáceos, as fêmeas dão à luz apenas um filhote após um ano de gestação.
Boto-de-burmeister
O boto-de-burmeister (Phocoena spinipinnis) é um tipo de golfinho que cresce em media 1,50 metros e 60 quilos, já no Brasil há apenas 2 registros de boto-de-burmeister.
Foi no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, uma das características boto-de-burmeister é que ele não possui rosto definido.
Já a sua coloração escura e homogênea, nadadeira dorsal triangular e deslocada caudalmente.
Golfinho-nariz-de-garrafa
O golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops trucatus) é encontrado em todos os oceanos de águas tropicais, subtropicais e temperadas, em estuários, canais, lagos e pode eventualmente entrar em rios.
Este tipo de golfinho pode medir de 1,9 a 3,8 m e o peso médio é de 270 a 370 Kg.
Geralmente, o golfinho-nariz-de-garrafa vive em grupo com cerca de dez indivíduos, mas em alto-mar foram observados grupos com mais de cem.
O golfinho-nariz-de-garrafa se alimenta de peixes, lulas e ocasionalmente de polvos.
Golfinho-de-fraser
O golfinho-de-fraser (Lagenodelphis hosei) é uma espécie que cresce 2 metros e 170 quilos.
Além disso, o golfinho-de-fraser pertencente a família Delphinidae e possui distribuição tropical, provavelmente entre 40ºN e 40ºS.
É gregário, formando grupos de 100 a 1.000 indivíduos e aliado a várias outras espécies de cetáceos. Alimenta-se de peixes, lulas e crustáceos.
Golfinho-de-risso
O golfinho-de-risso (Grampus griseus) é um tipo de golfinho que habita águas profundas, tropicais, temperadas e quentes de todo o mundo.
Em geral, o golfinho-de-risso forma grupos com mais de uma dezena de indivíduos.
Esta é uma espéci encontrado solitário ou aos pares; frequentemente, associa-se a cetáceos de águas profundas, como a baleia-piloto. Alimenta-se com preferência de lulas, eventualmente de peixes.
Golfinho-listrado
O golfinho-listrado (Stenella coeruleoalba) pode ser encontrado no Brasil e em toda a costa.
Este tipo de golfinho possui o corpo muito marcado nos machos principalmente, nadadeira dorsal alta e falcada, cabeça em forma de globo com um sulco que se estende do lábio superior até o orifício respiratório, dividindo o melão em duas partes, este animal não possui rosto definido.
Golfinho-clímene
O golfinho-clímene (Stenella clymene) cresce em media 2 metros e pesa 79 quilos ele vive no oceano profundo em Águas tropicais do Atlântico.
O golfinho-clímene possui 38 a 49 dentes aguçados de cada um dos lados do maxilar superior e inferior.
Golfinho-pintado-tropical
O golfinho-pintado-tropical (Stenella attenuata) é um tipo de golfinho
encontrado no Brasil, no Rio Grande do Sul, Sergipe e Fernando de Noronha.
Além disso, ele possui o corpo repleto de pintas, rosto longo e fino com a ponta branca, manto dorsal escuro ininterrupto.
Golfinho-pontopória
O golfinho-pontopória (Pontoporia blainvillei) possui o rosto extremamente afilado e longo, nadadeiras peitorais curtas e largas, dorsal pequena e triangular.
Ele cresce em media 1,3 metros e pesa 45 quilos, a sua distribuição geográfica ocorre no Brasil ocorrem em toda a costa, mas concentra-se no litoral sul do país.
Golfinho-pintado-do-atlântico
O golfinho-pintado-do-atlântico (Stenella frontalis) é encontrado no Brasil, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará.
Há uma famosa área de concentração de golfinhos-pintados do Atlântico nas Bahamas.
O corpo é alongado e esbelto e o seu dorso escuro e barriga clara, os adultos têm manchas claras nas costas e manchas escuras no abdômen.
Os filhotes nascem cinza claro e as manchas aparecem à medida que envelhecem, geralmente do abdômen até as costas.
A ponta do bico do golfinho-pintado-do-atlântico é relativamente longo e fino é branca, a pelagem dorsal cinzenta escura tem um alargamento pontiagudo que quebra o seu desenho arredondado logo abaixo da barbatana dorsal.
A barbatana dorsal é alta e em forma de foice, as barbatanas peitorais são pontiagudas e proporcionais ao tamanho do corpo.
A área ao redor dos olhos é geralmente escura, eles têm 60 a 80 dentes cônicos. A forma costeira é maior, mais robusta e mais pintada que a oceânica.
Golfinho-bicudo
O golfinho-bicudo (Steno bredanensis) este tipo de golfinho também é conhecido como golfinho-de-dentes-rugosos, golfinho-tosco.
O golfinho-bicudo habita oceanos tropicais e subtropicais, próximos da borda da plataforma continental.
Além disso, ele vive em grupos pequenos se alimentando de lulas, peixes e às vezes de polvos.
Golfinho-flíper
O golfinho-flíper (Tursiops truncatus) é uma espécie habita em água salgada ou seja nos mares e nos estuários.
O golfinho-flíper se alimentam de corvinas também consomem vários tipos de peixes, moluscos e crustáceos. lulas, linguados, caranguejos, camarões, entre outros.
Este tipo de golfinho ingere diariamente cerca de 20kg de alimento.
Com relação as características físicas ele tem o corpo robusto, bem como a sua cabeça e o seu bico tem uma força espantosa, capaz de provocar ferimentos muito graves num adversário.
Golfinho-rotador
O golfinho-rotador (Stenella longirostris) pode ser encontrado no Brasil em Fernando de Noronha.
Os golfinhos-rotadores são conhecidos por esse nome devido aos saltos com a rotação do corpo que costumam executar fora da água.
Eles têm uma parte traseira cinza escuro com faixas medianas cinza claro e uma barriga branca.
O período de gestação dura cerca de 10,5 meses, dando à luz um bezerro de 80 cm de comprimento.
São sociáveis e têm um comportamento social muito complexo. É comum mover-se em grupos de duas a várias centenas de pessoas de todas as idades e de ambos os sexos.
Golfinho-cabeça-de-melão
O golfinho-cabeça-de-melão (Peponocephala electra) No Brasil há registros de encalhe na Bahia e em Fernando de Noronha.
Este tipo de golfinho possui o comprimento em média de 2,3 metros e pesa 160 kg em média.
O golfinho-cabeça-de-melão possui a cabeça arredondada, não há rosto definido, nadadeira dorsal alta e falcada, peitorais compridas e pontudas, e possui coloração escura.
Golfinho-comum
O golfinho-comum (Delphinus delphis) é popularmente conhecido como toninha.
Ele pode ser encontrado em todos os oceanos e também nos mares interiores, como o Mediterrâneo e o mar Negro.
O golfinho-comum vive em águas tropicais e temperadas, evitando águas com menos de 10°C.
Golfinho-de-hector
O golfinho-de-hector (Cephalorhynchus hectori) é o menor golfinho do mundo pertence a família Delphinidae tendo sua ocorrência apenas na Nova Zelândia.
Este tipo de golfinho possui tons de cor que varia do negro ao branco, seu dorso possui uma coloração negra, próximo a nadadeira dorsal e caudal, sendo que o dorso possui tonalidades de cinza claro e escuro.
O golfinho-de-hector possui o ventre possui tons de branco e negro, sua cor é muito característica e pronunciada, o que o faz ser de fácil identificação.
Golfinho-de-laterais-brancas-do-pacífico
O golfinho-de-laterais-brancas-do-pacífico (Lagenorhynchus obliquidens) é conhecido como golfinho-do-pacífico encontrado nas águas temperadas frias do Pacífico Norte.
Além disso, ele se mostra como um golfinho bastante ativo, além de ser um animal especialmente curioso.
O golfinho-de-laterais-brancas-do-pacífico possui aproximadamente 2 milhões de anos.
Golfinho-de-commerson
O golfinho-de-commerson (Cephalorhynchus commersonii) é um tipo de golfinho também conhecido como o golfinho-panda ou o golfinho-doninha, devido à sua coloração preta e branca.
O golfinho-de-commerson é uma espécie de golfinho de pequeno porte do oceânico, sendo uma das três espécies mais pequenas de golfinhos, um adulto pode chegar a ter 1,5 m de comprimento.
Ele possui uma coloração preta e branca muito evidente e presenta manchas no ventre, localizadas da nadadeira dorsal até a cauda, e suas nadadeiras peitorais e cabeça são pretas e na nadadeira dorsal até a cauda, com manchas no ventre.
Golfinho cruzado
O golfinho cruzado (Lagenorhynchus cruciger) é um tipo de golfinho de água subantártica da família dos delfinídeos conhecido como golfinho-ampulheta.
O golfinho cruzado é uma espécie não é avistada com frequência, tendo sido identificada por Jean René Constant Quoy e Joseph Paul Gaimard no ano de 1824.
É o único cetáceo que foi amplamente aceita como espécie com base apenas em relatos de testemunhas, pois ainda não foi possível estudar o animal em profundidade.