A tilápia de moçambique (Oreochromis mossambicus ) é um peixe de água doce da família Cichlidae conhecida como tilápia preta na colômbia e como kurper azul na África do Sul.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
A tilápia de moçambique é um peixe nativo do sudeste da África de cor fosca, esta tilápia muitas vezes vive até uma década em seus habitats nativos.
Além de ser um peixe popular para aquacultura devido às introduções humanas, agora é encontrado em muitos habitats tropicais e subtropicais ao redor do globo, onde pode se tornar uma espécie invasora devido à sua natureza robusta.
Contudo, essas mesmas características a tornam uma boa espécie para a aquicultura, pois se adapta prontamente a novas situações.
Características do peixe tilápia de moçambique
A tilápia de moçambique é um peixe comprimido lateralmente e possui um corpo profundo com longas barbatanas dorsais, cuja parte frontal possui espinhos.
Além disso, a coloração do peixe é um esverdeado opaco ou amarelado, e bandas fracas podem ser vistas.
Os peixes adultos atingem até 39 cm de comprimento padrão e até 1,1 kg
no entanto, o tamanho e a coloração podem variar em populações cativas e naturalizadas devido a pressões ambientais e de reprodução.
Reprodução do peixe tilápia de moçambique
Na primeira fase do ciclo reprodutivo das tilápias de moçambique, os machos cavam um ninho para a fêmea depositar seus ovos.
Depois que os ovos são postos, o macho os fertiliza, em seguida, a fêmea armazena os ovos na boca até a eclosão dos alevinos, este ato é chamado de boca.
[Uma das principais razões por trás das ações agressivas da tilápia moçambicana é o acesso aos acasalamentos.A designação de tilápias moçambicanas como uma espécie invasora é baseada em suas características de história de vida.
As tilápias exibem altos níveis de cuidado parental e a capacidade de produzir múltiplas ninhadas durante uma estação reprodutiva prolongada, o que contribui para seu sucesso em diversos ambientes.
Alimentação
A tilápia de Moçambique é um peixe onívora, eles podem consumir detritos, diatomáceas, fitoplâncton, invertebrados, pequenos alevinos e vegetação variando de macroalgas a plantas enraizadas.
Além disso, essa ampla dieta ajuda a espécie a prosperar em diversos locais.
Ameaças
Esta espécie de Tilápia é ameaçado em sua área de vida do Nilo introduzida, além de competir pelos mesmos recursos, os dois se hibridizam prontamente.
Além disso, já foi documentado nos rios Zambeze e Limpopo, e espera-se que a tilápia pura de Moçambique eventualmente desapareça de ambos.
Habitat
A tilápia de Moçambique habita em águas que variam de 17 a 35 ° C (63-95 ° F) como rios, córregos, canais, lagoas, lagos, pântanos e estuários , embora normalmente evite águas de fluxo rápido, águas de grandes altitudes e mar aberto.
Onde encontrar o peixe tilápia de moçambique
A tilápia de Moçambique é um peixe nativo das águas interiores e costeiras do sudeste da África, e pode ser encontrado desde a bacia do Zambeze em Moçambique, Malawi, Zâmbia e Zimbábue até o rio Bushman na província do Cabo Oriental da África do Sul.
Dicas para pesca do peixe tilápia de moçambique
Em termos de equipamentos, não são necessários materiais de alta qualidade e é muito comum ver pescadores usando simples varas de bambu para fisgar a tilápia de Moçambique.
No entanto, esse tipo de haste geralmente quebra quando temos a sorte de encontrar um espécime mais robusto.
Para evitar dores de cabeça e frustrações, recomendamos uma vara de pesca básica que oferece maior flexibilidade e pode carregar mais peso quando enganchada. Ela é o suficiente para ser bem sucedida.
Em termos de tipo de anzol, o número dois tende a ser o padrão para um bom desempenho na água se estivermos procurando por esse tipo.
Em termos de tipo de linha, as linhas de monofilamento são uma boa alternativa. As tintas fluorescentes podem ajudar ainda mais, já que a tilápia costuma ser um animal menos agressivo. Ao usar nylon transparente, pode ser difícil ver o gancho.
O uso de chumbo e bóias depende da preferência individual, a tilápia de Moçambique geralmente é capturada quando há menos equipamentos na água.
Uso da tilápia de moçambique na aquicultura
A tilápia de Moçambique é um indivíduo resistente que é fácil de cultivar e colher, tornando-se uma boa espécie de aquicultura.
Eles têm carne lisa e branca que agrada aos consumidores, esta espécie é responsável por cerca de 4 da produção total de tilápias em todo o mundo, mas é mais comumente cruzada com outras espécies de tilápias.
A tilápia é muito suscetível a doenças como a doença do furacão, a tilápia de Moçambique é resistente a uma ampla gama de problemas de qualidade da água e níveis de poluição.
Devido a essas habilidades, eles têm sido usados como organismos de bioensaio para gerar dados de toxicidade de metais para avaliações de risco de espécies locais de água doce nos rios da África do Sul.