O tetra foguinho (Hyphessobrycon amandae) é um peixe da ordem Characiformes da família dos Caracídeos, conhecido em inglês como Ember Tetra.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe Tetra Foguinho
O tetra foguinho é um dos menores de sua espécie chegando a medir cerca de 2 cm, o seu nome é inspirado em sua coloração avermelhada. É um peixe de água doce que pode viver em aquários por cerca de 5 anos.
É um peixe de comportamento pacífico, que vive em um cardume que contenha pelo menos 10 espécimes. Quanto ao seu dimorfismo sexual a fêmea tem uma forma roliça, já o macho possui forma retilínea. Além disso, os machos têm cor mais viva durante o período reprodutivo.
Hábitat
Na natureza esta espécie de peixe costuma viver em afluentes, lagoas marginais onde há pouco fluxo de água. Aqui no Brasil pode ser encontrado nos afluentes do Rio Araguaia, no estado do Tocantins
Alimentação
O tetra foguinho se alimenta de plantas e pequenos invertebrados.
Onde encontrar o peixe Tetra Foguinho
Pode ser encontrado no Brasil nos afluentes no estado do Tocantins.
Criação do peixe Tetra Foguinho em aquário
Tamanho do aquário
o aquário para abrigar esta espécie de a tetra tem que ter no mínimo 60 cm de comprimento e 30 cm de largura. Tendo que ter 50 litros para um grupo de 10 peixes.
Além disso, um aquário plantado deixará o peixe mais feliz e melhorará a sua adaptabilidade. Um aquário biótopo, com água levemente ácida com elementos botânicos como raízes, galhos e folhas secas serão ótimos para o ambiente deste peixe.
Paramentos da água
– O pH da água deve ser mantido entre 5.0 e 7.0;
– Dureza da Água: Entre 5° e 17° dH;
– A temperatura da água deve ser mantida entre 22.8 e 28.9°C;
Decoração do aquário
um aquário com característica biótopo, com uma água um pouco ácida com elementos botânicos como raízes, galhos e folhas secas melhorarão a adaptabilidade deste peixe.
Comportamento
É um peixe gregário e pacífico, que deve ser mantido em grupos para se sentir seguro.
Reprodução em aquário
É recomendado colocar os espécimes para reproduzir em um aquário separado que contenha as mesmas proporções de 60 x 30 cm. Além disso, colocar folhas finas no aquário ajudará com que os ovos que possam cair sobre elas.
O tetra foguinho tenho o costume de espalhar os seus ovos pelo aquário, e não é um espécime que costuma ter um cuidado parental com seus filhotes. Sua reprodução ocorrerá de forma espontânea em um aquário que o peixe esteja bem situado.
Alimentação
É um peixe onívoro que aceitará consumir a maioria das rações de boa qualidade que são vendidas no mercado. Além disso, alimenta-los com alimentos congelados ou liofilizados poderá trazer benefícios para a sua saúde.