Tetra coração sangrando peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
O tetra coração sangrando (Hyphessobrycon erythrostigma) é um peixe tropical de água doce pertence a família Characidae, também conhecido como Coração Sangrento Tetra, Mancha Vermelha Tetra, Perez Tetra.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O tetra coração sangrando exibe um caráter calmo, sua cor se destaca, dando a impressão geral de avermelhado ou rosa, com uma marca vermelha atrás da tampa branquial que permite a identificação da espécie.
Além disso os machos podem se tornar principalmente chamativo em tempos de conquista, abrindo completamente as barbatanas e exibindo a intensidade da sua cor.
Características do peixe tetra coração sangrando
Uma das suas principais característica do tetra coração sangrando é a barbatana dorsal, mais comprida nos machos.
Contudo a barbatana caudal também é alongada com uma borda preta e uma cor branco azulado.
Vale ressaltar que é uma espécie de vida longa que vive até 10 anos quando cuidado nas condições certas é bastante resistente.
Possui o corpo largo e forte, comprimido na lateral e em forma de diamante.
Tem uma barbatana gorda como o resto dos membros da mesma família. Sua boca é grande e voltada para cima.
Alimentação
Os tetra coração sangrando é um onívoro, na natureza é praticamente carnívoro, costuma comer pequenos vermes, insetos e outros invertebrados.
Habitat
O tetra coração sangrando habita em águas de ribeiras de pequena e média dimensão, de preferencia nas margens com abundante vegetação flutuante.
Onde encontrar o peixe tetra coração sangrando
O tetra coração sangrando pode ser pode ser encontrado na Colômbia e a bacia amazônica na zona superior entre o Brasil e o Peru, sendo especialmente abundante neste último país.
Criação do peixe tetra coração sangrando em aquário
Tamanho do aquário
O tamanho mínimo exigido é de 90 litros litros de agua.
Para decoração, adicione bastante plantas formando áreas sombreadas, pois mostram-se mais coloridos e ativos quando mantidos em aquário densamente plantado, também pode-se adicionar raízes e folhas secas (opcional) como decoração.
Parâmetros da água
-Temperatura: 24°C a 28°C
-Dureza: entre 2° e 10° GH.
-pH: 5.0 a 7.2
-Estimativa de vida: 10 anos
Reprodução no aquário
Os tetra coração sangrando se Reproduzem aos pares e dispersam os ovos, que permanecem na vegetação circundante.
A reprodução em aquário é bastante difícil mas não impossível, por isso é fundamental que os possíveis reprodutores sejam alimentados com alimentos vivos.
A reprodução ocorre normalmente nas primeiras horas da manhã, começa quando os machos perseguem as fêmeas até que ambos estejam perto de uma planta.
Além disso a quantidade de ovos por desova varia de 300 e 400, quando alcançada a desova, é recomendado separar os pais e deixar a luz do aquário muito fraca. A eclosão ocorre entre 24 e 36 horas.
Alimentação
Quando em cativeiro aceitam todos os tipos de alimentos secos, liofilizados, vivos ou congelados, incluindo mingau e pedaços de camarão ou mexilhões.
Temperamento / comportamento
Os tetra coração sangrando é um peixe pacífico, gregário e um tanto arisco. É aconselhado que seja mantido em grupos de pelo menos 10 indivíduos, embora também possa ser mantido em pares sem problemas.