Terror-verde ( Andinoacara rivulatus )é um peixe de água doce que pertence a família dos Cichlidae que pertence ao gênero Andinoacara.
O peixe é originário do lado do Pacífico da América do Sul, desde o rio Tumbes, no Peru , até o rio Esmeraldas, no Equador. É polimórfico e pode ter bordas brancas ou laranja-douradas na cauda e nas barbatanas dorsais.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Tem sido historicamente confundido com duas outras espécies que sempre têm bordas brancas estreitas e claramente definidas.
Características do terror-verde
Os terror-verdes com franja dourada são ciclídeos majestosos e de cores marcantes. Suas escamas grandes, que são principalmente verde-oliva claro nos flancos, mas às vezes também têm um brilho azulado, têm uma base de cor verde-oliva escura, o que leva a um padrão de ponto ou ponto de alto contraste.
A área da testa é colorida como a base das escamas, abaixo dos olhos, desde a ponta do focinho até as guelras, distribuem-se finos desenhos de pontos e linhas azuis claros.
No meio do corpo, abaixo da linha lateral claramente pronunciada, há uma marca escura, que não é visível em grande parte como uma expressão de humor.
As nadadeiras ventrais e não pareadas também são estriadas com linhas finas, claras e azuladas que Nadadeiras dorsal e caudal também forradas de branco ou vermelho-alaranjado.
Os machos sexualmente maduros podem atingir um comprimento total de mais de 20 centímetros e, dependendo da idade, desenvolvem uma protuberância distinta na testa, as fêmeas ficam um pouco menores, o dicromatismo sexual é baixo, portanto a coloração dos sexos é muito semelhante.
Habitat do terror-verde
Os terror-verdes vivem desde as planícies costeiras até uma altitude de 780 metros. Dentro desta grande área geográfica, eles habitam zonas ribeirinhas e áreas profundas e turbulentas de grandes rios, pequenos rios, riachos, riachos de nascente de fluxo forte, áreas de inundação e águas residuais, lagos e lagoas.
Esses corpos de água têm fundos rochosos a arenosos, contêm madeira morta e densas camadas de folhas caídas, são lamacentos e nublados ou claros, não têm vegetação ou são densamente cobertos por plantas aquáticas superiores.
Reprodução do terror-verde
Os terror-verdes formam pares para reprodução que ocupam criadouros. Eles depositam seus ovos abertamente em substratos sólidos previamente limpos e movem as larvas, que eclodem após cerca de três dias.
Em pequenas covas várias vezes ao dia até que nadem livremente. A fêmea é a principal responsável por cuidar da ninhada e defender o território.
Alimentação do terror-verde
O terror-verde alimentam-se de uma dieta onívora , incluindo larvas de insetos , crustáceos e moluscos .constituem a maior fatia.
Curiosidades
terror-verde são peixes de aquário populares entre os entusiastas de ciclídeos, mas raramente são encontrados comercialmente.
Devido à sistemática pouco clara, eles eram frequentemente confundidos com o ciclídeo de costura prateada Andinoacara stalsbergi , que é chamado de “Terror Verde” em países de língua inglesa.
Muitas publicações populares sobre essas duas espécies não são confiáveis porque muitas vezes misturam características comportamentais de ambas as espécies.