Tartaruga-oliva: características, reprodução, alimentação, habitat e ameaças
A tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) é uma das espécies de tartaruga-marinha da família dos quelonídeos conhecido como tartaruga-comum e tartaruga-pequena.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste tartaruga-marinha.
Além disso, a tartaruga-oliva é a menor de todas as espécies de tartarugas marinhas com peso entre 35-50 kg, sendo uma espécie altamente migratória.
Ela recebeu o nome da cor verde-oliva de sua carapaça em forma de coração, que consiste de cinco a nove pares de placas laterais ossificadas.
Características da tartaruga-oliva
A tartaruga-oliva tem a carapaça verde-oliva, que tem forma de coração arredondada.
Os machos e as fêmeas são do mesmo tamanho, mas as fêmeas têm uma carapaça ligeiramente mais abobadada do que os machos.
A carapaça apresenta quatro pares de sulcos inframarginais com poros, dois pares de sulcos pré-frontais e até nove sulcos laterais de cada lado.
A tartaruga-oliva é a única tartaruga que pode ter números de escudo laterais variáveis e assimétricos, variando de cinco a nove placas por lado, sendo seis a oito as mais comumente vistas.
Sua carapaça é achatada dorsalmente e mais alta na frente. Tem uma cabeça larga de tamanho médio que parece triangular de cima.
Reprodução da tartaruga-oliva
A tartaruga-oliva tem três tipos de desova a mais comum é a solitária, forma pequenos grupos desova milhares de cada vez.
As arribadas estão registradas na Costa Rica, Nicarágua, Panamá, México, Suriname e Índia. No Brasil, o principal criadouro está entre o litoral sul de Alagoas e o litoral norte da Bahia, com maior densidade de desova no estado de Sergipe.
Alimentação
Esta espécie de tartaruga se alimenta de moluscos, peixes, crustáceos, briozoários, tunicados e plantas aquáticas.
Ameaças
As principais ameaças da tartaruga-oliva é a poluição marinha, captura acidental em artes de pesca, a destruição e descaracterização dos habitats de reprodução (terrestres e marinhos), a recolha de ovos nas praias de desova.
A coleta de ovos para consumo da população local ainda ocorre, mas em menor escala.
Habitat
Habitat nos mares tropicais e subtropicais, nos oceanos Pacífico e Índico.
Onde encontrar a tartaruga-oliva
A tartaruga-oliva é encontrada no Atlântico, ocorrem principalmente na América do Sul, América Central (Mar do Caribe) e na costa oeste da África.