Tartaruga de ouvido vermelho: origem, características, reprodução, alimentação e curiosidades
Tartaruga de ouvido vermelho (Trachemys scripta elegans) é uma espécie de tartaruga de água doce da família Emydidae.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, apesar de ser uma espécie nativa dos Estados Unidos, atualmente ela pode ser encontrada em diversas partes do mundo.
No Brasil, de acordo com as regras do IBAMA, é proibido ter uma tartaruga dessa espécie como animal de estimação.
Origem
A Tartaruga de ouvido vermelho é nativa dos Estados Unidos até o norte da América do Sul.
Características da tartaruga de ouvido vermelho
Além disso, trata-se de um animal aquático de tamanho médio, variando entre 2 cm, ao sair do ovo, e 30,5 cm, na fase adulta.
Ele é facilmente reconhecível pela faixa vermelho-alaranjada que apresenta nos dois lados da cabeça e pela carapaça ovalada.
A tartaruga de ouvido vermelho mais novos exibem manchas no casco de cores vibrantes, e conforme envelhecem, a cor do casco tende a escurecer e as manchas, inclusive as faixas vermelhas que lhes caracterizam, tendem a ficar opacas.
Reprodução da tartaruga de ouvido vermelho
As fêmeas atingem a maturidade sexual por volta dos 5 a 6 anos de idade, enquanto os machos atingem a maturidade sexual aos 2 ou 3 anos.
As fêmeas podem crescer até 30 cm de comprimento, os machos cerca de 25 cm. Além do maior tamanho corporal das fêmeas, outras características permitem distinguir o sexo dos animais adultos.
Nas fêmeas, o plastrão, ou seja, a parte inferior da carapaça, é ligeiramente convexo para proporcionar mais espaço para os ovos.
No entanto, nos machos, o plastrão pode ser reto ou até ligeiramente côncavo para se ajustar melhor à cauda da fêmea durante o acasalamento.
As fêmeas podem desovar várias vezes durante as estações mais quentes. Cavam ninhos no chão onde são depositados de 12 a 15 ovos, que podem levar de 50 a 90 dias para eclodir, dependendo principalmente da temperatura e umidade do ambiente.
Alimentação
Estas espécies de tartarugas são onívoras e se alimentam de vegetais, insetos e pequenos peixes, entre os insetos, podem-se citar grilos, e algumas espécies de larvas de mosquitos e besouros.
Curiosidades
Tartaruga de ouvido vermelho podem conviver com os peixes ornamentais, mas não é uma prática recomendável, por dois motivos básicos.
Além disso, eles adoram comer peixes e, se estes forem pequenos, certamente servirão como alimento.
Por outro lado, o outro motivo é que, devido ao metabolismo elevado das tartarugas e excesso de excrementos, a água do aquaterrário ou lago geralmente se encontra em condições que não são as ideais para os peixes.
Comportamento da tartaruga de ouvido vermelho
Esta espécie é quase totalmente aquáticas, mas deixam a água para tomarem sol em dias ensolarados, por uma necessidade metabólica de se exporem aos raios ultravioleta para se aquecerem, como praticamente todo réptil, e para absorver vitamina D.