Tartaruga-de-couro: características, reprodução, alimentação, ameaças e habitat
Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) é uma das espécies de tartaruga-marinha da família dos dermoquelídeos conhecida também como tartaruga-gigante, tartaruga-de-cerro, tartaruga-de-quilha, tartaruga-de-leste, tartaruga-preta, tartaruga-sete-quilhas, careba-mole ou careba-gigante.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste tartaruga-marinha.
Além disso, a tartaruga-de-couro é a maior espécie de tartaruga marinha, por isso é também conhecida como tartaruga gigante, a sua carapaça também conhecida como casco, possui a coloração preta ou cinza com pequenas manchas brancas.
A textura e aparência deste animal assemelha-se com couro, daí o nome da espécie.
Características da tartaruga-de-couro
A tartaruga-de-couro possui cerca de 1,78 metros de comprimento de carapaça, além das nadadeiras dianteiras que auxiliam na natação e podem atingir mais de 2 metros.
Seu peso médio é de 400 kg, mas há registros de que alguns chegam a pesar 700 kg.
Sua carapaça é formada por uma série de pequenas placas ósseas que lembram couro, daí seu nome. Também possui uma camada de pele fina e dura próxima à carapaça.
A cabeça é considerada pequena em comparação com o restante do corpo. Suas mandíbulas são em forma de W, com lâminas afiadas para capturar águas-vivas.
Reprodução da tartaruga-de-couro
A reprodução das tartarugas-de-couro acontece de forma periódica de dois ou três anos, e em cada ciclo reprodutivo, podem desovar até sete vezes, sendo que cada desova podem ser produzidos até 100 ovos.
Ao colocar os ovos na areia, a fêmea constrói um ninho com cerca de 1 m de profundidade e 20 cm de diâmetro. No entanto, os ovos podem ser comidos por caranguejos e lagartos. Também é comum a coleta de ovos para venda.
A temperatura da areia determina o sexo das tartarugas, temperaturas mais altas favorecem a emergência das fêmeas.
No Brasil, registros indicam aproximadamente 120 ninhos por época de desova, possui área de desova regular no litoral do estado do Espírito Santo.
Alimentação
A alimentação da tartaruga-de-couro é basicamente zooplâncton, celenterados e salpas, vale citar que elas consomem diariamente o equivalente ao seu próprio peso.
Habitat
Esta espécie vive preferencialmente na zona oceânica durante a maior parte da vida, embora estudos recentes mostrem o uso de regiões costeiras na fase adulta.
Onde encontrar a tartaruga-de-couro
Esta espécie de tartaruga é uma espécie amplamente distribuída, ela habita os oceanos tropicais e temperados de todo o mundo.
Risco de extinção da tartaruga-de-couro
A tartaruga-de-couro é considerada criticamente ameaçada de extinção, e em alguns lugares, como no Brasil, já é considerada uma espécie ameaçada de extinção.
Os motivos que levaram a esta espécie de tartaruga à extinção incluem: coleta intensiva de seus ovos e captura acidental durante a pesca.
Outra razão pela qual as tartarugas de couro morrem é a presença de detritos nos oceanos, pois esses animais acabam ingerindo plástico ou outros detritos sólidos, confundindo-os com comida, e como não conseguem digerir, acabam morrendo.