Saramunete (Pseudupeneus maculatus) é uma especie de peixe marinho que pertence a família dos Mullidae que pertence ao gênero Pseudupeneus.
Distribui-se no Oceano Atlântico ocidental , de New Jersey , EUA até as águas brasileiras , e a profundidade do habitat Pode atingir 90 metros.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O comprimento do corpo pode chegar a 30 cm. Vive em áreas de fundo arenoso e é carnívoro. Pode ser usado como alimento para peixes e peixes ornamentais. Há relatos de intoxicação por ciguatera .
Características do saramunete
O corpo do saramunete é comprimido no abdômen, e tem uma coloração extremamente variável: alguns espécimes são cinza claro, outros rosa pálido, mas podem mudar de cor e ficar brancos com manchas vermelhas.
Há sempre três pontos escuros ao longo do corpo. A nadadeira caudal é bifurcada, enquanto barbilhões amarelados estão presentes ao redor da boca . O comprimento máximo registrado é de 30 cm, mesmo que geralmente não exceda.
Habitat do saramunete
O saramunete nada até 90m de profundidade, vivem principalmente nas zonas ricas em vegetação aquática, especialmente entre as plantas do gênero Thalassia , e não nas barreiras.
Distribuição geográfica
Provém dos recifes de corais do Mar do Caribe , Brasil , parte dos Estados Unidos , Bermudas e México.
Reprodução do saramunete
O saramunete é uma especie de peixe ovípara e a fecundação é externa, não há cura para os ovos .
Alimentação do saramunete
Alimenta-se de invertebrados aquáticos como vermes poliquetas , crustáceos isópodes , estomatópodes , anfípodes , caranguejos ( Calappidae ), ostracodes e camarões ( Caridea, Penaeidae, Alpheidae, Palaemonidae ), moluscos bivalves e finalmente equinodermos, especialmente estrelas do mar.
Curiosidades
É um peixe bastante procurado, por isso é frequentemente capturado e facilmente encontrado para venda, embora sua carne possa conter intoxicação por ciguatera.