O salmão-keta (Oncorhynchus keta) é um peixe de água salgada da família Salmonídeos, conhecido popularmente salmão-cão, salmão-chum ou salmão-prateado.
Além disso, o salmão-keta é um dos seis tipos de salmão que habitam o Oceano Pacífico e seus afluentes.
Este peixe se destaca por seus dentes grandes, sua carne rosada e suas ovas grandes e apreciadas.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do salmão-keta
O salmão-keta pode medir até 1 metro de comprimento e pesar até 15 quilos, sua cor varia de prateada a verde-oliva no dorso e branca no ventre, com manchas ovais escuras na cauda.
Quando se aproxima dos rios para desovar, sua pele fica mais escura e avermelhada, e os machos desenvolvem uma corcunda nas costas e dentes caninos proeminentes.
Sua carne tem um sabor suave e um teor médio de gordura, sendo ideal para preparações como tártaros, marinados e assados.
Suas ovas são as maiores entre os salmões, chegando a 8 milímetros de diâmetro, e são muito usadas na culinária japonesa como ikura.
Reprodução do salmão-keta
O salmão-keta é um peixe anádromo, ou seja, nasce em água doce, migra para o mar e retorna à água doce para se reproduzir.
O ciclo de vida do salmão-keta dura cerca de quatro anos, os ovos são depositados em ninhos escavados no fundo dos rios, onde são fertilizados pelos machos.
Os filhotes eclodem após alguns meses e permanecem na água doce por alguns dias ou semanas, até estarem prontos para migrar para o mar.
Alimentação
O salmão-keta é um peixe carnívoro que se alimenta principalmente de zooplâncton, crustáceos, peixes e lulas.
Habitat
Esta espécie de salmão habita as águas frias do Oceano Pacífico Norte e seus afluentes, sua distribuição geográfica vai desde a Coreia e o Japão até o Alasca e a Califórnia.
Eles preferem rios com correntes moderadas e fundos de cascalho ou areia, onde constroem seus ninhos para desovar.
Pesca de salmão-keta
O salmão-keta é um peixe muito apreciado pelos pescadores esportivos e comerciais. Sua pesca é regulamentada por leis que visam preservar as populações selvagens e garantir a sustentabilidade do recurso.
A pesca esportiva do salmão-keta é praticada principalmente nos rios durante a época de desova, entre julho e novembro.
Os pescadores usam varas de pesca ou de arremesso com iscas artificiais ou naturais. As iscas mais usadas são as colheres metálicas, as spinners, os streamers, os jigs e os ovos de salmão.