Sailfin tang do mar vermelho: características, habitat, reprodução e alimentação
Sailfin tang do mar vermelho ( Zebrasoma desjardinii ) é uma especie de peixe marinho da família dos Acanthuridae que pertence ao gênero Zebrasoma.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O médico velejador indiano vive no Mar Vermelho e no Oceano Índico tropical , onde prefere habitar lagoas ricas em corais . Pode ser observada em profundidades de água de até 30 metros.
Características do sailfin tang do mar vermelho
Como todos os representantes do peixe cirurgião , o peixe cirurgião de vela indiana tem um corpo achatado nas laterais e pode atingir um comprimento de até 40 centímetros.
Ele ergue as grandes nadadeiras dorsal e anal durante o comportamento de exibição . Tem uma boca terminal ligeiramente afilada. Listras verticais amareladas percorrem os flancos marrom-acinzentados escuros.
A parte inferior e a cabeça são pontilhadas. Mudanças de cor podem ocorrer durante o comportamento de acasalamento, no qual o contraste entre as listras claras e escuras da cabeça aumenta.
O médico velejador indiano prefere comer algas, que arranca do substrato com sua boca terminal.
Habitat do sailfin tang do mar vermelho
Os sailfin tang do mar vermelho vivem nativamente em lagoas e recifes em um clima tropical . Os peixes juvenis vivem nas áreas internas dos recifes.
Eles preferem água salgada com uma gravidade específica de 1,020 – 1,025, um pH entre 8,1 e 8,4 e uma faixa de temperatura ideal de 22 – 26 C. Eles podem viver em profundidades de água de 2 a 30 m ou mais.
Reprodução do sailfin tang do mar vermelho
O sailfin tang do mar vermelho Apresentam dimorfismo sexual, sendo os machos maiores que as fêmeas e apresentando estes, mudanças em sua coloração durante a corte.
São ovíparos e a postura dos ovos é realizada tanto em pares quanto em comunidade. A desova ocorre por volta da lua cheia, estando sujeita à periodicidade do ciclo lunar.
Alimentação do sailfin tang do mar vermelho
Na natureza alimenta-se principalmente de plâncton , algas filamentosas e várias macroalgas. Sua dieta principal é herbívora e é classificado como “grazer”.
Criação em aquário
A iluminação deve necessariamente ser intensa para que se desenvolva a colônia suficiente de algas das quais se alimenta, também requer manter um bom número de pedras vivas entre as decorações do aquário com esconderijos suficientes.
Como o resto das espécies de cirurgiões, eles são muito sensíveis a certas doenças relacionadas à pele, o uso de esterilizadores ultravioleta é recomendado para eliminar pragas patogênicas.