Rasbora merah peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
O rasbora merah (Boraras merah) é um peixe ornamental de água doce da família Cyprinidae conhecido também como Merah rasbora.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o rasbora merah é um peixe de beleza única, muito popular em todo o mundo devido ao seu comportamento pacífico e tamanho bastante pequeno.
Este tipo de rasbora costuma viver em grupos e criam lindos cardumes no aquário, com uma dieta bastante equilibrada e cuidados adequados, os machos desta espécie desenvolvem cores vermelho rubi impressionantes.
O merah é um peixe que costuma habitar a região superior do aquário, embora possa ser visto nadando e se alimentando em outros locais.
Portanto, de qualquer forma, eles podem conviver com outras espécies sem maiores problemas, mas o ideal mesmo é que estejam acompanhados de pequenos camarões de água doce.
Características do peixe rasbora merah
O rasbora merah é um peixe de pequeno porte que possui cores vermelhas bem intensas bastante chamativa e marcante.
A fêmea apresenta o tamanho levemente maior que o macho e forma mais roliça na região abdominal, enquanto machos apresentam corpo mais retilíneo e cores mais intensas.
Alimentação
Em seu ambiente natural o peixe rasbora merah se alimenta de insetos, vermes e crustáceos.
Habitat
Este peixe habita em córregos e rios de águas negras associados a densa vegetação em meio a substrato arenoso com forte presença de folhas, raízes e galhos.
Criação do peixe rasbora merah em aquário
Tamanho do aquário
O aquário ideal para este peixe precisa ser no mínimo 38 litros para um grupo de 8 peixes da espécie.
É importante também ter muitas plantas, pois esses animais apreciam ambientes densamente plantados e com bastante cobertura vegetal.
Com relação a filtragem não precisa ser muito potente, uma vez que eles vêm de águas lentas e podem apresentar dificuldade para nadar em correntezas fortes.
Parâmetros da água
– pH: deve ser mantido entre 6.5 – 7.0
– Dureza da Água: 8° – 10° dH
– Temperatura: Manter entre 25°C – 28°C
Alimentação
Em aquário este peixe aceitará prontamente alimentos secos.
Reprodução / Dimorfismo Sexual
Ovíparo, sua reprodução é semelhante à dos pequenos ciprinídeos e a fêmea libera os ovos livremente no substrato ou nas folhas e o macho então fertiliza.
Não há cuidado parental e os alevinos eclodem dentro de dois dias no saco vitelino.
Em 24 horas eles estarão nadando livremente.
O dimorfismo sexual é muito evidente, com as fêmeas apresentando um tamanho um pouco maior e formato mais roliço na região abdominal, enquanto os machos apresentam corpo mais reto e coloração mais intensa.