Raia-pintada: características, habitat, reprodução e alimentação
Raia-pintada (Aetobatus narinari) é uma especie de peixe marinho da família dos Myliobatidae que pertence ao gênero Aetobatus.
É amplamente distribuído na zona tropical , incluindo o Golfo do México , as ilhas havaianas , ao longo da costa da África Ocidental , no Oceano Índico , Oceania e ao longo de ambas as costas da América a uma profundidade de até 80 m.
Um estilo de vida solitário, mas fora da época de reprodução pode formar grandes bandos. Refere-se a ovovivíparos organismos, as fêmeas carregam os ovos e então nascem os juvenis que se parecem com adultos em miniatura.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características da raia-pintada
A raia-pintada tem o corpo plataforma, a superfície dorsal é pintada de azul escuro ou preto com manchas brancas, a face ventral é branca.
Além disso, o formato característico do focinho achatado lembra o nariz de um pato, a placa não tem espinhos, a cauda é mais longa que as outras raias e possui 2-6 espinhos venenosos logo atrás das nadadeiras ventrais.
Esta espécie não possui barbatana caudal, uma pequena barbatana dorsal, uma longa placa peitoral e cinco pequenas fendas branquiais na base do pterigoide, narinas e uma boca.
Os adultos atingem um comprimento de 3,3 metros, uma largura de prancha de até 2,5 me um peso corporal de até 230 kg.
Habitat da raia-pintada
Eles gravitam em direção a águas costeiras rasas com recifes de corais e baías. Entram em lagoas e estuários de rios . Eles são encontrados desde a superfície até uma profundidade de 80 m.
Eles levam um estilo de vida solitário, mas podem formar bandos de até várias centenas de indivíduos. Eles passam a maior parte do tempo flutuando livremente perto da superfície. Eles podem se mover longas distâncias durante o dia.
Reprodução da raia-pintada
A raia-pintada amadurece na idade de 4-6 anos. Durante a época de reprodução, eles exibem um comportamento peculiar de acasalamento. Inicialmente, o macho, e às vezes vários machos, perseguem a fêmea.
Em seguida, o macho se aproxima da fêmea, agarra-a pelas costas com a ajuda da mandíbula superior e a vira pela nadadeira peitoral. Depois de virar a fêmea de barriga para baixo, o macho insere um de seus pterigopódios na fêmea.
O processo de fertilização dura 30-90 segundos. Refere-se a organismos ovovivíparos. Os ovos são incubados no corpo da fêmea, a eclosão é interna. Os alevinos se alimentam do saco vitelino até serem liberados no meio ambiente.
O desenvolvimento do embrião dura cerca de um ano. A fêmea dá à luz de um a quatro filhotes [8]. A largura do disco de indivíduos recém-nascidos é de 170-350 mm.
Alimentação do raia-pintada
Alimenta-se predominantemente de bivalves , incluindo bivalves , camarões , caranguejos , gastrópodes e outros organismos bentônicos . Os crustáceos na dieta são dominados por lagostins superiores. Caranguejos eremitas, polvos e pequenos peixes também são encontrados nos estômagos .
Comportamento
As raia-pintada preferem água a uma temperatura de 24-27 °C. Os movimentos diários dos patins estão associados às marés, eles são mais ativos durante as marés altas. Eles são caracterizados por movimentos rápidos da barriga e das nadadeiras pélvicas, semelhantes ao bater de asas.
Ao nadar sozinho, repita 4-5 vezes seguidas. Ao se mover em bando, essas ações são repetidas regularmente e com mais intensidade. Comportamentos como mergulho e salto também são observados.
Ao mergulhar, o peixe mergulha bruscamente e depois retorna à sua posição original. As águias pintadas têm dois tipos de saltos. No primeiro tipo, o peixe sai da água verticalmente e depois retorna à água pela mesma trajetória.
Fotos da raia-pintada