Água Salgada

Boga-do-mar: características, habitat, reprodução e alimentação

Por Jeferson Trajano, em 15/02/2024
boga do mar

Boga-do-mar (Boops boops) é uma especie de peixe marinho da familia Sparidae que pertence ao gênero Boops.

As carnes não são muito apreciadas devido ao mau cheiro que a fermentação do conteúdo do intestino pode lhes proporcionar.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Características do boga-do-mar

caracteristicas do boga do mar

O boga-do-mar atinge um comprimento máximo de 36 centímetros, comprimento médio de 20 centímetros e atinge a maturidade sexual com cerca de 12 centímetros de comprimento. Seu corpo é incomumente fino para uma dourada.

Os olhos são muito grandes, a boca é bastante pequena, com dentes pequenos e pontiagudos e é terminal. O dorso é azul-acinzentado a dourado brilhante, os lados são prateados. Abaixo da linha lateral escura e proeminente existem 3 a 5 faixas longitudinais douradas.

Existe uma pequena mancha preta na base superior da barbatana peitoral. A barbatana dorsal contínua é sustentada por 13 a 15 raios duros e 12 a 16 raios moles e possui borda amarela.

A barbatana anal curta possui três raios espinhosos e 14 a 16 raios moles. A barbatana caudal é grande, profundamente bifurcada e de cor amarela.

Habitat do boga-do-mar

habitat do boga do mar

Povoa águas costeiras, encontra-se em fundos variáveis ​​mas sobretudo rochosos e em Posidonia oceanica . Está menos aderido ao fundo do que outros Esparídeos do Mediterrâneo e pode ser definido como semi- pelágico; também pode ser encontrado longe da costa.

Muitas vezes vem à tona à noite . Capturado até 350 metros de profundidade, mas geralmente não vai além de 100.

Distribuição geográfica

É difundido no leste do Oceano Atlântico , desde o Golfo da Biscaia (raramente também na Escócia e no Mar do Norte ) até às costas de Angola , no Mar Mediterrâneo (onde é muito comum) e no Mar Negro.

Reprodução do boga-do-mar

reproducao do boga do mar

O boga-do-mar é uma espécie hermafrodita protogínica : a maioria dos indivíduos jovens são fêmeas e à medida que envelhecem transformam-se em machos.

No entanto, também existem mulheres que não mudam de sexo e homens que o fazem desde o nascimento. A deposição ocorre na primavera e no verão.

Alimentação do boga-do-mar

alimentacao do boga do mar

É uma espécie onívora, alimentando-se principalmente de material vegetal, crustáceos e zooplâncton.

Pesca do boga-do-mar

O boga-do-mar pode ser capturada com quase todas as técnicas de pesca costeira, especialmente redes de tresmalho e redes de cerco com retenida, mas também redes de arrasto e potes.

Também pica com muita facilidade linhas iscadas com minhocas marinhas, pedaços de camarão, moluscos diversos, sardinhas e também massa de pão, sardinha, queijo, etc. comumente usado para pesca de tainha.

pesca do boga do mar
Sair da versão mobile