A raia manta recifal ( Mobula alfredi ) é uma espécie de raia de água salgada da família Mobulidae, ela é uma das maiores raias do mundo.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, a raia manta recifal é a segunda maior espécie de raia, superada apenas pela gigante manta oceânica.
Ela foi descrita em 1868 por Gerard Krefft, diretor do Museu Australiano, e logo depois Foi originalmente descrito como parte do gênero Manta, mas em 2017 foi alterado, junto com o restante das mantas, para ser incluído como parte do gênero Mobula.
Características da raia manta recifal
A raia manta recifal pode crescer até um tamanho de disco de até 5 m, mas o tamanho médio comumente observado é de 3 a 3,5 m.
Além disso, a espécie tem o corpo achatado dorso tem grandes barbatanas peitorais triangulares em ambos os lados do disco, na frente, possui um par de nadadeiras cefálicas que são prolongamentos anteriores das nadadeiras peitorais.
Os olhos e os espiráculos estão na lateral da cabeça, atrás das nadadeiras cefálicas, e as cinco fendas branquiais estão na parte ventral.
Habitat
Esta espécie é encontrado principalmente em regiões costeiras, eles vivem em uma área ampla mais ou menos idêntica, com possibilidade de migração curta para acompanhar o zooplâncton.
Alimentação
A raia manta recifal alimenta-se filtrando a água do mar para apanhar o zooplâncton.
Fotos da raia manta recifal
Onde encontrar a raia manta recifal
A raia manta recifal pode ser encontrado em várias regiões frequentemente visitadas, como Havaí, Fiji, Polinésia Francesa, Micronésia, Bali, Komodo, Maldivas, Moçambique, Austrália e Filipinas.