A raia-diabo ( Mobula mobular ) é uma espécie de raia de água salgada da família Mobulidae, conhecido também como peixe-diabo ou raia-diabo-gigante.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, atualmente esta espécie está listado como ameaçado de extinção, principalmente devido à mortalidade por captura acidental em pescarias não relacionadas.
Características da raia-diabo
A raia-diabo é maior do que seu parente próximo, ele cresce até um comprimento de disco de 3,5 metros, tornando-se um dos maiores raios.
Além disso, a espécie possui uma cauda espinhosa, ele é a terceira maior espécie do gênero Mobula, depois das raias manta oceânicas e recifes.
A raia-diabo vive no Mar Mediterrâneo, e tem um comprimento máximo registrado de largura de disco de 5,2 metros.
Também é considerado o único com espinha na cauda, a espécie também é considerada ameaçada devido à sua densidade populacional decrescente.
Reprodução da raia-diabo
Esta espécie de raia tem uma capacidade reprodutiva muito baixa, isso significa que a espécie dá à luz um único filhote em intervalos desconhecidos.
Além disso, a espécie é ovovivípara, os filhotes eclodem de seus ovos dentro do corpo da mãe e emergem mais tarde, quando já estão mais crescidos.
Habitat
Essas raias habitam áreas offshore até a zona nerítica, com alcance de até vários milhares de metros, eles são normalmente observados em pequenos grupos e podem ocasionalmente formar grupos maiores.
Alimentação
A raia-diabo se alimenta de crustáceos planctônicos e pequenos cardumes de peixes, que são afunilados na boca com abas cefálicas.
Onde encontrar a raia-diabo
A raia-diabo é encontrada no Mar Mediterrâneo, no Oceano Atlântico Oriental , na costa sudoeste da Irlanda e no sul de Portugal, bem como no Oceano Pacífico central e ocidental.
Fotos da raia-diabo