Raia-comum: características, reprodução, curiosidades, alimentação e habitat
A raia-comum (Batoidea) é um peixe cartilaginoso de água salgada que pertence a família Rajomorphii, também conhecida como arraia ou peixe batóide.
Além disso, a raia-comum é um animal marinho que encontra-se dentro da superordem Bhatoidea que engloba também os tubarões.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Ao nadar, a raia-comum executa um movimento semelhante ao das asas dos pássaros, eles são nadadoras velozes, deslocando-se por meio do movimento ondulatório das barbatanas peitorais.
As arraias são o maior grupo de peixes cartilaginosos, com mais de 600 espécies em 26 famílias, arraias se distinguem por seu corpo achatado, barbatanas peitorais aumentadas fundidas com a cabeça e fendas branquiais localizadas na superfície ventral.
Características da raia-comum
A raia-comum possui o corpo achatado e suas nadadeiras peitorais unem-se aos lados da cabeça e do corpo, e o esqueleto é cartilaginoso, sem ossos verdadeiros.
Além disso, a boca situa-se na região ventral e é provida de dentes cobertos de esmalte, suas fendas branquiais encontram-se por baixo da cabeça (principal característica que distingue os peixes batóides dos “verdadeiros” tubarões).
Em relação a sua cauda, longa e fina, possui um espinho que constitui excelente arma de ataque e de defesa.
Reprodução da raia-comum
A reprodução da raia-comum é através pela fertilização interna é vantajosa para os batoides, pois conserva os espermatozóides, não expõe os óvulos ao consumo de predadores e garante que toda a energia envolvida na reprodução seja retida e não perdida para o meio ambiente.
Além disso, todas as raias e algumas raias são ovíparas (põem ovos), enquanto outras raias são ovovivíparas , o que significa que dão à luz filhotes que se desenvolvem em um útero, mas sem o envolvimento de uma placenta.
Alimentação
A alimentação da raia-comum é constituída, basicamente, de peixes, moluscos, plâncton e crustáceos.
Curiosidades
E uma curiosidade sobre as raias-comuns é que a alimentação delas é feita através da filtração da água, é retirado os organismos do plâncton, e fazem isso graças as nadadeiras chamadas cefálicas a boca frontal.
Habitat
Esta espécie habita no fundo do mar, principalmente em águas costeiras, embora algumas vivam em águas profundas de pelo menos 3.000 metros.
Fotos da raia-comum
Diferenças entre tubarões e raias
Todos os tubarões e raias são peixes cartilaginosos, ao contrário dos peixes ósseos, muitos raias são adequados para alimentação no chão.
Guitarfishes estão um pouco entre tubarões e raias, e apresenta características de ambos (embora seja classificado como raia).