Início » Peixes » Água doce » Jacundá peixe: características, reprodução, alimentação e habitat e tipos de iscas

Jacundá peixe: características, reprodução, alimentação e habitat e tipos de iscas

jacunda

O Jacundá é (Crenicichla lenticulata) é um peixe de água doce conhecido popularmente de Cabeça-Amarga, Maria-Guenza, Joaninha-Guenza, Mixorne, Michola, Peixe-Sabão e Truta Brasileira e a sua espécie é distribuída em todo o Brasil.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.

jacunda
jacunda

Portanto, no conteúdo de hoje você poderá conhecer todas as características deste peixe, sua alimentação, reprodução e outros pontos importantes para a sua pesca.

Características do peixe jacundá:

O jacundá é um peixe de escama que possui o corpo alongado e boca grande. Além disso, a sua coloração e o padrão de manchas variam com a espécie.

peixe jacunda
peixe jacundá

No entanto, ele pode apresentar faixas verticais nos flancos, mas sempre tem uma faixa longitudinal mais escura ao longo do corpo, que se estende do olho até o pedúnculo da nadadeira caudal.

Além disso, este peixe pode alcançar 40 cm de comprimento total e chegar a 900 g.

Reprodução do peixe jacundá:

A fêmea do Jacundá, em época de reprodução, apresenta coloração levemente vermelha próxima à nadadeira anal. O casal de Jacundá sempre cuida da prole.

Alimentação:

jacunda peixe
jacundá peixe

É um peixe carnívoro, alimentando-se de pequenos peixes, camarões e outros invertebrados.

Curiosidades:

Além disso, uma curiosidade muito importante é que o Jacundá é muito sensível. Dessa forma, o peixe apresenta grande vulnerabilidade quanto à poluição.

No entanto, em regiões que estão muito poluídas, o peixe não é capaz de sobreviver e nem ao menos de se reproduzir.

Habitat:

Este peixe habita rios, lagoas, remansos de rio e represas, sempre próximos à estruturas como paus, pedras, entre outras.

Onde encontrar o peixe jacundá:

jacunda
jacundá

Este peixe pode ser encontrado nas Bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins, Prata e São Francisco.

Dicas para pesca do peixe jacundá:

Equipamentos:

Os equipamentos utilizados nesta pesca é equipamentos leve, as linhas devem ser de 10 a 14 lb.

Anzol:

O anzol utilizado para a pesca deste peixe deve ser entre nº 1 e 4/0.

Sensacional essa pescaria do canal do GS Pesca

Tipos de iscas para a pesca do peixe Jacundá:

As melhores iscas para esta pesca são iscas artificiais como pequenos spinners, plugs de meia-água e de superfície. Além disso, o uso de iscas vivas também é importante, principalmente os lambaris de pequeno porte e os carás, bem como, as minhocas e camarões.

Como fazer filé de Jacundá:

A Jacundá é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos ele possui o corpo alongado e boca grande. Além disso, a sua coloração e o padrão de manchas variam com a espécie.

No entanto, ele pode apresentar faixas verticais nos flancos, mas sempre tem uma faixa longitudinal mais escura ao longo do corpo, que se estende do olho até o pedúnculo da nadadeira caudal.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.