Pirambeba peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e tipos de iscas
Pirambeba (Serrasalmus maculatus) é um peixe de água doce da família Serrasalmidae conhecido como piranha, catirina, pirambeba, piranha amarela e piranha mafura.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Devido ao seu ataque agressivo e frenético às suas presas, é uma espécie temida, conhecida por ser um predador voraz e de apetite voraz.
Possui dentes triangulares extremamente afiados e mandíbula poderosa e focinho achatado, características que lhe permitem atacar e morder com notável poder.
Sua broca é constantemente substituída em ambos os lados, permitindo uma alimentação contínua. Possui um sistema auditivo desenvolvido.
Eles vivem em pequenos cardumes de até 20 indivíduos, embora não apresentem comportamento de caça em grupo.
Ocasionalmente, ele atacará a presa em um frenesi de alimentação em grupo, onde destruirá sua presa em segundos, aumentando a reputação da espécie.
Esses ataques não são aleatórios e ocorrem apenas quando estão com fome, ataques a humanos ocorrem ocasionalmente, principalmente quando estão protegendo ninhadas.
Origem
É nativa do Brasil e ocorre na Bacia do São Francisco, está acostumada a ambientes lênticos e tem alta abundância em reservatórios onde se reproduz durante um longo período do ano.
Características do peixe pirambeba
O peixe pirambeba não passa de 20 centímetros de comprimento e pesa cerca de 500 gramas.
Mas, como outras espécies, você não pode brincar com ela. Tem uma mandíbula inferior maior que a superior e um conjunto de dentes triangulares e cortantes nas mandíbulas (mais quatro a seis a mais no palato). Por isso pouco cuidado.
Visualmente tem corpo comprimido e elevado com perfil dorsal côncavo da cabeça. Além disso, suas cores são cinza no dorso e prata no restante do corpo.
Detalhe da nadadeira caudal que, após uma faixa escura nas bordas um pouco antes, apresenta coloração amarelo claro.
Este peixe vive em pequenos cardumes de até 20 indivíduos. Costuma ficar em águas rasas e busca abrigo na vegetação.
Reprodução do peixe pirambeba
Ovípara. A dupla começa a nadar em círculos, com interações entre o homem e a mulher. Os ovos são depositados em um ninho construído pelo macho próximo à vegetação baixa.
Os ovos são fertilizados pelo macho e ele cuida da prole até que as larvas eclodam e nadem livremente.
Curiosidades
Esses temíveis peixes devem sua má fama à sua extrema voracidade e ao fato de ficarem em grandes cardumes, podendo se tornar um problema em lagoas e represas, onde atacarão animais ainda maiores, inclusive humanos.
São carnívoros com dentes cônicos afiados que lhes permitem arrancar pedaços de presas (geralmente escamas, barbatanas e pedaços de carne de outros peixes) até maiores que eles.
Como componentes alimentares secundários podemos destacar os invertebrados, principalmente os insetos. Um aspecto importante de sua biologia é a variação da dieta com o tamanho.
Indivíduos menores podem ingerir predominantemente zooplâncton, mas à medida que crescem, os insetos tornam-se mais importantes na dieta até que a dieta carnívora comece a dominar.
Alimentação
O peixe pirambeba é carnívoro, e a sua alimentação varia conforme estágio de vida, as larvas e juvenis se alimentam de crustáceos microscópicos e pequenos insetos aquáticos.
Com relação aos Juvenis (até 2 cm) se alimentam de nadadeiras de outros peixes e insetos, enquanto jovens e adultos se alimentam principalmente de peixes.
Habitat
Esta espécie habita nas margens, poços e leitos dos rios.
Onde encontrar o peixe pirambeba
O peixe pirambeba pode ser encontrado na América do Sul, bacias do Paraguai, Paraná e Amazônica.
Dicas para pesca do peixe pirambeba
Equipamentos
Os melhores equipamentos para esta pesca são do tipo médio e as linhas de numeração 14, 17 e 20 lb.
Anzol
O anzol mais aquedado para este tipo de pesca são os de anzóis de números 3/0 a 6/0.
Tipos de iscas para a pesca da pirambeba
As melhores iscas para a pesca de Pirambeba são iscas de meia água, superfície, shads, jigs e crank baits.
Qual melhor horário para pegar pirambeba
O amanhecer é considerado um dos melhores horários para pesca pirambeba devido ao movimento das marés e consequentemente dos peixes.
Muitos pescadores acreditam que os animais são mais ativos em uma janela de uma hora antes e uma hora depois do nascer do sol. É provável que o rio caia acentuadamente pelo resto da manhã.