Piau-vermelho peixe: origem, características, alimentação, habitat e criação em aquário
Piau-vermelho (Leporinus copelandii ) é um peixe de água doce que pertence a família Anostomidae, também conhecido como piava vermelha.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, esta é uma espécie de peixe que foi descrita por Steindachner em 1875, e está incluída no gênero Leporinus.
No entanto, o Piau-vermelho não tem nenhuma subespécie está listada no Catálogo da Vida.
Origem
O piau-vermelho é nativo da América do Sul, na bacia do rio Doce e Paraíba do Sul no Brasil
Características do peixe piau-vermelho
O piau-vermelho é facilmente caracterizado por possuir nadadeira adiposa vermelhos, ele também tem três máculas alongadas no corpo, abaixo da linha lateral nos adultos.
Além disso, a maioria das espécies são moderadamente alongada e um forma tanto arredondada, embora existam algumas exceções.
Os jovens possuem estrias verticais e ainda as máculas, e algumas espécies de Anostomídeos tendem a nadar em um ângulo oblíquo ou seja de cabeça para baixo.
Alimentação
Esta peixe é onívoro bentônico, que se alimentam de algas, invertebrados e detritos orgânicos na natureza.
Habitat
O piau-vermelho habita em riachos, sendo facilmente encontrados em locais de água limpa e clara. Em relação aos adultos eles vivem junto a calha fluvial dos grandes rios, em ambientes de corredeiras.
Onde encontrar o peixe piau-vermelho
O piau-vermelho é encontrado na bacia do rio Paraíba e seus afluentes como Rio São Matheus, Rio Jequitinhonha, Rio Quenda em Santa Cruz, os quais pertencem a localidades da Paraíba sistemas fluviais Sul e Doce, em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, sudeste do Brasil.
Criação do peixe piau-vermelho em aquário
Aquário
O tamanho do aquário mínimo 120 cm X 50 cm X 50 cm (300 L), coloque um arranjo natural formado por rochas e raízes os deixará mais a vontade, sempre deixando uma grande área aberta para nadarem.
Paramentos da água
– Temperatura: 20°C a 28°C;
– pH: 6.0 a 7.4;
– Dureza: 4 a 12;
Comportamento
Seu comportamento é gregário e deve ser mantido com 6 ou mais indivíduos. Isso é natural, pois eles formam uma hierarquia forte, apesar de algum grau de desacordo entre eles.
Quando as hierarquias de grupo são estabelecidas, elas geralmente são pacíficas. Quando deixados sozinhos, eles podem se tornar agressivos, especialmente com peixes de formato e cor semelhantes.
Em comparação com outras espécies de tamanho semelhante, eles geralmente não são incômodos. Às vezes, eles podem mordiscar as barbatanas de peixes nadando lentamente ou sedentários.
Alimentação
O piau-vermelho é predominantemente onívoros bentônicos, que se alimentam de algas, invertebrados e detritos orgânicos.
Reprodução do piau-vermelho em aquário
Ovíparo. Sabe-se que se na natureza reproduzem em época de cheia em meio a densa vegetação. Por outro lado em cativeiro sua reprodução não foi reportada e seu dimorfismo sexual é pouco evidente.