Água Salgada

Salmão australiano: características, habitat, reprodução, alimentação e pesca

Por Jeferson Trajano, em 30/01/2024
salmao australiano

Salmão australiano (Arripis trutta) é uma especie de peixe marinho da familia dos Arripidae que pertence ao gênero dos Arripis.

Embora seja referido como “salmão” no inglês australiano e o epíteto de sua espécie trutta seja truta em latim , não está relacionado aos verdadeiros salmões ou trutas , que pertencem à família Salmonidae da ordem Salmoniformes .

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Características do salmão australiano

caracteristicas do salmao australiano

O corpo é alongado, coberto por pequenas escamas ctenóides. As escamas são suaves ao toque. A cabeça é de formato cônico, também coberta por escamas, com exceção da mandíbula, focinho e área acima dos olhos.

Os olhos são pequenos, nos peixes adultos as partes anterior e posterior são fechadas por pálpebras adiposas. Ambas as mandíbulas possuem dentes pequenos e pontiagudos dispostos em várias fileiras. As membranas branquiais estão livres do espaço interbranquial.

Existem 33-40 rastros branquiais no primeiro arco branquial (9-13 na parte superior e 20-24 na parte inferior). A extremidade da mandíbula superior se estende além da linha vertical que passa pelo centro do olho.

Existe uma barbatana dorsal , possui 9 raios espinhosos e 15-18 raios moles; as partes espinhosas e moles são separadas por um pequeno entalhe. A pequena barbatana anal possui 3 raios espinhosos e 9 a 10 raios moles.

A base da barbatana anal é visivelmente mais curta que a base da parte mole da barbatana dorsal. As barbatanas peitorais são pequenas, mas um pouco mais longas que as barbatanas pélvicas.

O pedúnculo da cauda é fino. A barbatana caudal é profundamente cortada. O comprimento da barbatana caudal é igual ou menor que o comprimento da cabeça. A linha lateral é quase reta.

Habitat do salmão australiano

habitat do salmao australiano

O salmão australiano é um ´peixes pelágicos marinhos, eles migram milhares de quilômetros ao longo da costa, eles formam grandes bandos, encontram-se a uma profundidade de 30 a 39 m.

Os juvenis formam pequenos cardumes e vivem em baías e estuários, principalmente na parte sul da sua distribuição, a esperança máxima de vida é de 26 anos.

Distribuição geográfica 

Distribuído em águas temperadas no sudoeste do Oceano Pacífico, na costa leste da Austrália , desde Moreton Bay até o sul de Victoria , no Mar da Tasmânia ; ao largo da costa da Tasmânia, Nova Zelândia e Lord Howe, Norfolk, Kermadec, Ilhas Chatham.

Reprodução do salmão australiano

reproducao do salmao australiano

A época de desova estende-se por seis meses, com indivíduos maduros da Grande Arripa ocorrendo desde o final da primavera do Hemisfério Sul (outubro) até o início do outono (março); bastante raro em setembro e abril.

Os ovos são pelágicos, com 0,8-1,0 mm de diâmetro e uma gota de gordura. A fecundação é externa, a duração do período embrionário é de cerca de 40 horas e pode variar dependendo da temperatura da água.

A desova é parcelada; o número de porções de ovos desovadas não foi estabelecido. A fecundidade depende do tamanho e da idade dos indivíduos e varia de 71,3 mil a 1,73 milhões de ovos.

Alimentação do salmão australiano

alimentacao do salmao australiano

A dieta do salmão australiano inclui representantes de 135 táxons. A base da dieta são os peixes, nas águas do sudeste da Austrália sua participação na dieta chega a 98%. O salmão australiano ataca principalmente peixes pelágicos (94% em peso).

Pesca esportiva

Os salmão australianos são muito apreciados pelos pescadores recreativos, principalmente pelos pescadores que pescam em praias e rochas, os pescadores tendem a capturar esta espécie com equipamentos leves ou com mosca e é considerada uma ‘captura esportiva’.

pesca do salmao australiano
Sair da versão mobile