Peixe salmão havaiano: características, habitat, reprodução e alimentação
Peixe salmão havaiano ( Elagatis bipinnulata ) é uma especie de peixe marinho da família Carangidae que pertence ao gênero Elagatis.
A espécie é difundida em todas as águas tropicais e subtropicais do mundo, habitando áreas costeiras e offshore, e está intimamente relacionado com os lírios.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O corredor do arco-íris é facilmente distinguido pela forma do corpo e pela coloração brilhante que dá nome ao peixe.
Características do salmão havaiano
O peixe salmão havaiano tem a aparência típica de muitos carangídeos devido ao seu corpo alongado e seção arredondada com uma nadadeira caudal poderosa e profundamente bifurcada . A boca é pequena e não atinge os olhos, ao contrário de quase todos os outros carangídeos.
Até o olho, de cor dourada, não é grande. As barbatanas dorsais são duas, a primeira muito baixa e composta por apenas 6 raios, a segunda um pouco mais alta mas comprida. A barbatana anal é semelhante à segunda dorsal, mas mais curta.
No fino pedúnculo caudal , no final da barbatana anal e da barbatana dorsal, existem dois filetes semelhantes aos do atum ou da cavala . As barbatanas peitorais e oas barbatanas ventrais são pequenas, a cor geral é verde-oliva no dorso e branco com reflexos dourados no ventre.
Uma faixa amarelo-ouro percorre todo o corpo, desde o olho até ao pedúnculo caudal, delimitada por outras duas linhas azuis brilhantes, das quais a superior é mais viva.
Depois que o peixe morre, essas cores desaparecem. As barbatanas são douradas. As dimensões máximas são superiores a 170 cm (para cerca de 45 kg) mas normalmente um exemplar de 100 cm já é excepcional.
Habitat do salmão havaiano
O salmão havaiano é principalmente pelágica , habitando os 164 m superiores da coluna de água, às vezes perto da terra sobre rochas e sistemas de recifes de coral , bem como longe da costa.
A espécie ocasionalmente chega bem perto da costa, conhecida por habitar lagoas por curtos períodos, e juvenis já foram relatados em um sistema estuarino taiwanês .
Reprodução do salmão havaiano
O tamanho na maturidade sexual só é conhecido com segurança para a fêmea da espécie, sendo cerca de 600 mm de comprimento do garfo, embora o macho tenha sido estimado para atingir a maturidade entre 600 e 650 mm.
O peixe é ovíparo , produzindo ovos pelágicos e larvas. Os estágios larvais foram estudados em detalhes, com as características diagnósticas das larvas que incluem uma crista supraoccipital e padrões distintos de pigmento e melanóforos.
O crescimento do peixe também foi estudado, com o tamanho do peixe em 1, 2, 3, 4 e 5 anos de idade estimado em 30, 46, 59, 69 e 77 cm de comprimento, respectivamente.
Alimentação do salmão havaiano
Os peixe salmão havaiano são carnívoros de natação rápida que pegam uma grande variedade de presas, incluindo uma grande variedade de pequenos peixes, cefalópodes, e crustáceos pelágicos ou planctônicos , incluindo camarões e caranguejos.
Comportamento do salmão havaiano
Peixe salmão havaiano é um caçador semelhante ao beijupirá , frequentemente encontrado acompanhando tubarões e peixes-piloto . As cavalas são nadadoras constantes que costumam se reunir nas escolas, assim como a cavala arco-íris.