Peixe-piloto: características, habitat e alimentação
Peixe-piloto ( Naucrates ductor ) é um peixe de água salgada da família dos Carangidae que pertence ao gênero dos Naucrates.
Os peixes-piloto são vistos quase exclusivamente quando acompanham tubarões , arraias manta ou tartarugas marinhas . Eles os livram dos parasitas da pele, comem sobras e excreções. Peixes-piloto jovens nadam com águas-vivas ou algas à deriva .
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Os peixes-piloto também seguem os navios e, nos tempos antigos, provavelmente pensava-se que guiavam os navios até seu destino.
Os peixes-piloto crescem até 60 ou 70 centímetros de comprimento. A característica são cinco a sete faixas transversais escuras ao redor do corpo.
Características do peixe-piloto
A aparência é típica dos Carangidae pelágicos , na verdade o corpo é alongado, com a cabeça arredondada. As nadadeiras são fortes e musculosas e a cauda é bilobada.
A libré é cinza-branca com largas faixas pretas. Os juvenis têm uma libré branco-amarelo com listras marrons franjadas. Pode ultrapassar os 50 cm de comprimento.
Habitat do peixe-piloto
Os peixes-piloto vivem em mares tropicais, subtropicais e temperados em todo o mundo. No Atlântico ocidental a sua distribuição estende-se desde a Nova Escócia até à costa da Argentina , no Atlântico oriental desde as Ilhas Britânicas até à África do Sul .
Eles vivem no Pacífico oriental, de Vancouver à costa do Chile , bem como em todo o Oceano Índico e no Indo-Pacífico central, da Austrália ao Japão .
Alimentação do peixe-piloto
O peixes-piloto alimenta-se de restos de comida deixados entre eles. dentes, parasitas, restos de comida e até excrementos de tubarão, prestando em troca um “serviço” de limpeza.
Comportamento
Os espécimes jovens, como os de outras espécies da família, tendem a se abrigar no guarda-chuva da água-viva , convivendo com eles, aproveitando a proteção que lhes proporcionam e talvez se alimentando dos restos de suas presas.
Os espécimes adultos, por outro lado, geralmente seguem navios , tartarugas marinhas , raias manta , raias , mas acima de tudo tubarões .
A relação desse peixe com os tubarões é descrita como quase simbiótica e é extremamente raro um tubarão se alimentar de um peixe-piloto, tanto que pequenos peixes-piloto são frequentemente vistos nadando na boca dos tubarões para se alimentar de restos de comida deixados em suas bocas.
Predadores do peixe-piloto
As espécies que representam perigo para os peixes-piloto são o golfinho e a rêmora, que também são companheiros de viagem dos tubarões