Peixe-pau: características, reprodução, alimentação e habitat
O peixe-pau (Capros aper) é uma espécie de peixe que pertence a familia Caproidae, ele é o único do género monotípico Capros, conhecido também como pimpim ou boarfish.
Este é um peixe ósseo marinho de pequeno porte não comestível e sem interesse comercial.
A espécie tem hábitos gregários, e forma enormes cardumes e quando apanhado costuma extrair volumosos matagais que incomodam muito os pescadores.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe-pau
O peixe-pau tem comprimento corporal de apenas 5–13 cm, ocasionalmente atingindo os 25 cm, ele é facilmente identificado pelos seus grandes olhos, com uma cabeça pequena que termina numa face aguçada sobre uma característica boca extensível.
Além disso, o corpo deste peixe é alto e comprimido lateralmente e possui uma barbatana dorsal dividida em duas partes diferenciadas, a primeira com 9-10 raios espinhosos altos e destacados, e a segunda com 23-25 raios moles dorsais.
Com relação as fêmeas tem o corpo de cor avermelhada ou rosada, com os machos, mais pequenos, exibindo coloração mais escura e bandas transversais amareladas nos flancos.
Reprodução do peixe-pau
Durante a época de reprodução deste peixe o dimorfismo sexual é marcante, o corpo do macho é coberto por sinuosas linhas alaranjadas e as nadadeiras dorsal e ventral tornam-se vermelhas.
Além disso, a fêmea é laranja com uma tênue faixa escura no meio do corpo e tem ventre e parte basal das nadadeiras ventrais branco prateado, e o final parte das barbatanas ventrais é bastante laranja escura.
Alimentação
O peixe-pau se alimenta de crustáceos, especialmente copépodes e camarões mysid, ou de moluscos e vermes.
Habitat
A espécie habita em águas profundas e com fundos rochosos, formando densos cardumes.
Onde encontrar o peixe-pau
O peixe-pau é encontrado pela costa oriental do Atlântico, desde o oeste da Noruega, Skagerrak, Shetland e oeste da Escócia até o Senegal, também está presente no Mediterrâne , especialmente na parte ocidental.
Pesca de peixe-pau
A pesca de peixe-pau é por redes de arrasto de profundidade, especialmente em águas mediterrâneas, no entanto, esta espécie não tem valor econômico e é devolvido ao mar após separação da pesca comercial.