Água Salgada

Peixe-palhaço-tomate: características, habitat, reprodução e alimentação

Por Alan Costa, em 15/06/2023
habitat do peixe-palhaco-tomate 

Peixe-palhaço-tomate (Amphiprion frenatus) é uma espécie de peixe marinho da família Pomacentridae que pertence ao gênero dos Amphiprion.

Em um grupo de peixe-palhaço-tomate, existe uma hierarquia de dominância estrita, o peixe maior e mais agressivo é fêmea e se encontra na parte superior.

peixe-palhaco-tomate

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Apenas dois peixe-palhaço-tomate, um macho e uma fêmea, em grupo se reproduzem por fertilização externa. Os peixes-palhaço são hermafroditas sequenciais , o que significa que eles se desenvolvem primeiro em machos e, quando amadurecem, tornam-se fêmeas.

Características do peixe-palhaço-tomate

caracteristicas do peixe-palhaco-tomate

A coloração intensa pode ir do laranja ao marrom avermelhado do tomate, e se intensifica posteriormente em direção ao pedúnculo caudal, uma barra branca com bordas escuras corre atrás do olho, através do opérculo branquial.

As nadadeiras são alaranjadas, mais pálidas nas margens externas, os espécimes mais antigos mudam a coloração do corpo para um tom preto, por vezes podem apresentar uma segunda barra vertical branca, orlada a preto, a meio do corpo.

Quando adultos, os machos são vermelho-alaranjados e as fêmeas têm corpo enegrecido e focinho, queixo, peito e barbatanas vermelhos.

Eles têm 9-10 espinhos e 16-18 raios moles dorsais, espinhos anais e 13-15 raios moles, as fêmeas são maiores que os machos , podendo atingir 14 cm de comprimento.

Habitat do peixe-palhaço-tomate

habitat do peixe-palhaco-tomate

O peixe-palhaço-tomate é um peixe marinho de clima tropical (25°N – 35°S), e associado a recifes de coral , que vive entre 1-12 m de profundidade.

Frequenta lagoas e enseadas, não é migratória e estabelece relação mutualística com a anêmona Entacmaea quadricolor .

Reprodução do peixe-palhaço-tomate

reproducao do peixe-palhaco-tomate

Como todos os Amphiprions , é um hermafrodita protândrico, todos os indivíduos nascem machos e, na ausência de uma fêmea, o mais forte muda de sexo para fêmea para se tornar matriarca do grupo, ele é monogâmico .

É ovípara e desova bentônica , variando de 100 a 1.000 ovos por ninhada, o período de gestação é de 6 a 7 dias, durante os quais o macho não se separa delas, agitando as nadadeiras para oxigená-las.

Eles adquirem independência entre 8-12 dias, buscando refúgio em uma anêmona, e não recebendo mais cuidados de seus pais.

Alimentação do peixe-palhaço-tomate

alimentacao do peixe-palhaco-tomate

O Peixe-palhaço-tomate é onívoro e alimenta-se de pequenos invertebrados crustáceos, zooplâncton e principalmente algas bentônicas .

Criação em aquário

Como animal de estimação, muitos aquaristas marinhos concordam que pelo menos 20 galões americanos (76 L) de volume do tanque são necessários para o peixe, no entanto, outros acreditam que é necessário um tamanho maior para que este peixe tenha amplo espaço para manobras.

Muitos amadores usam um aquário de quarentena antes da introdução no aquário principal, pois ajuda a livrar o peixe-palhaço tomate de doenças transmitidas pela água salgada.

peixe-palhaco-tomate
Sair da versão mobile