Início » Peixes » Peixe palhaço mauriciano: características, habitat, reprodução e alimentação

Peixe palhaço mauriciano: características, habitat, reprodução e alimentação

peixe palhaco mauriciano

Peixe palhaço mauriciano (Amphiprion chrysogaster) é uma especie de peixe marinho da familia dos Pomacentridae que pertence ao  gênero Anfíprio.

É uma espécie de peixe palhaço que é endêmico das Ilhas Maurício, no Oceano Índico Ocidental. Raramente é visto sendo vendido como peixe ornamental de água-salgada.

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

Características do peixe palhaço mauriciano

caracteristicas do peixe palhaco mauriciano
caracteristicas do peixe palhaco mauriciano

Os adultos são castanhos muito escuros, quase pretos com três barras brancas. O focinho e o peito são laranja. A barbatana caudal é enegrecida ou castanha escura e a barbatana anal pode ser enegrecida ou amarelo-alaranjada.

Eles têm 10 espinhos dorsais, 2 espinhos anais, 16-17 raios moles dorsais e 13-14 raios moles anais. Atingem comprimento máximo de 14 cm.

Os peixes que são geralmente enegrecidos, exceto pelas três barras brancas, estão associados à anêmona hospedeira Stichodactyla mertensii , a anêmona-do-mar-tapete de Mertens.

Habitat do peixe palhaço mauriciano

habitat do peixe palhaco mauriciano
habitat do peixe palhaco mauriciano

Os Peixes palhaços mauricianos são encontrados em águas mais quentes dos oceanos Índico e Pacífico e no Mar Vermelho , em recifes protegidos ou em lagoas rasas .

É um peixe marinho não migratório , de clima tropical, e associado a recifes de coral , que vive entre 2-40 m de profundidade. Quando adultos frequentam lagoas e recifes externos.

Mantém relação mutualística com as anêmonas Entacmaea quadricolor , Heteractis aurora , Heteractis magnifica , Macrodactyla doreensis , Stichodactyla haddoni , e Stichodactyla mertensii.

Reprodução do peixe palhaço mauriciano

reproducao do peixe palhaco mauriciano
reproducao do peixe palhaco mauriciano

É hermafrodita sequencial monogâmico e protândrico,  isto significa que todos os alevinos são machos, e que têm a capacidade de se tornarem fêmeas, quando a situação hierárquica do grupo o permite, sendo o exemplar mais velho do clã aquele que se torna a mulher dominante, uma vez que estão organizadas em matriarcados.

Seu gênero é um tanto fácil de identificar, já que a fêmea é teoricamente a maior do clã. Quando ela morre, o pequeno macho dominante torna-se uma fêmea.

Eles são reprodutores bentônicos. O número de ovos varia entre 100 e 1000 por ninhada, dependendo do tamanho e experiência da mãe. Os ovos são demersais , de formato elíptico e fixados ao substrato.

A reprodução ocorre assim que a temperatura da água começa a subir, embora, por viverem em águas tropicais, possam se reproduzir quase o ano todo. O macho prepara o local de postura, sobre um substrato duro na base de uma anêmona, e, após realizar manobras de cortejo, espera que a fêmea ali coloque os ovos, e os fecunda.

Posteriormente, sacode periodicamente as nadadeiras para oxigenar os embriões , e elimina os que estão em mau estado. Após um período de 6 a 7 dias, quando os alevinos são soltos, eles não recebem nenhuma atenção dos pais.

Eles vagam pelas águas superficiais na fase larval por 8 a 12 dias, depois descem ao fundo em busca de uma anêmona e sofrem mutação para a coloração juvenil.

Alimentação do peixe palhaço mauriciano

alimentacao do peixe palhaco mauriciano
alimentacao do peixe palhaco mauriciano

O peixe palhaço mauriciano alimenta-se de algas bentônicas e pequenos invertebrados do zooplâncton , como copépodes e larvas .