Peixe-ouriço: características, habitat e alimentação
Peixe-ouriço (Diodon hystrix) é uma especie de ave da família dos Diodontidae que pertence ao gênero dos Diodon
Este peixe é solitário, exceto durante os períodos de acasalamento, e tem uma atividade noturna com atividade máxima ao pôr do sol e nascer do sol.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe-ouriço
O peixe-ouriço é um peixe de tamanho médio que cresce até 91 cm, mas o tamanho médio mais observado é de 40 cm. Seu corpo é alongado com uma cabeça esférica com grandes olhos redondos salientes e uma boca grande que raramente é fechada.
As barbatanas peitorais são grandes, as barbatanas pélvicas estão ausentes e as barbatanas anal e dorsal estão próximas do pedúnculo caudal . Os últimos se movem simultaneamente durante a natação.
A pele é lisa e firme; as escamas são modificadas em espinhos. A coloração do corpo é bege a amarelo-areia, marmorizada com manchas escuras e pontilhada por numerosas pequenas manchas pretas.
Em caso de perigo, o porco-espinho pode se inflar engolindo água para deter o potencial predador com seu maior volume e pode levantar seus espinhos.
O porco-espinho concentra a tetrodotoxina em certas partes do corpo, como fígado , pele , gônadas e vísceras . Este sistema defensivo constitui um dispositivo adicional para dissuadir potenciais predadores.
Habitat do peixe-ouriço
Os juvenis são pelágicos até atingirem cerca de 20 cm de comprimento. Os adultos preferem lagoas , recifes de topo e corais ou recifes rochosos de um a 50 m de profundidade, abrigando-se sob saliências ou em cavernas durante o dia.
Distribuição geográfica
O peixe-ouriço é circumglobal, encontrado em águas tropicais e subtropicais. Foi registrado duas vezes no Mar Mediterrâneo, no sul da Itália e nas Ilhas Baleares.
Alimentação do peixe-ouriço
A dieta do peixe-ouriço é baseada em ouriços-do-mar , gastrópodes , amêijoas e crustáceos.
Parasitas do peixe-ouriço
Tal como acontece com a maioria dos peixes, o peixe-ouriço é infectado por uma variedade de parasitas .
Parasitas espetaculares são os cistos das larvas do cestódeo tripanorrinco Molicola horridus , frequentemente encontrados em grande número no fígado. Esses parasitas não representam perigo para os seres humanos.
Fotos do peixe-ouriço